O português Miguel Oliveira vai experimentar um novo assento e um novo chassis para a sua KTM RC16 nos testes que as equipas de MotoGP realizam na segunda-feira, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.
"Uma mota que funcione em Jerez dará para funcionar nos restantes circuitos da Europa. Vamos tentar encontrar a melhor afinação possível", frisou o piloto português, que espera encontrar a rapidez e o equilíbrio perdidos na quarta ronda do Mundial de MotoGP, que se disputou este domingo e em que terminou na 18.ª posição.
"O plano é darmos prioridade a testar a algumas peças novas, nomeadamente o assento, que a equipa de fábrica já tem desde o início da temporada. Também vamos tratar da geometria da mota e testar o chassis novo que temos desde sexta-feira e que a 'factory team' tinha desde o início da temporada", explicou o piloto de Almada, após a corrida de hoje.
"Todos os testes são importantes quando se tem material novo. O que recebemos tem muito potencial", acredita Miguel Oliveira, que procura melhorar a rapidez para as sessões de qualificação.
"Vamos fazer o possível para pelo menos sermos mais rápidos a uma volta", frisou. Quanto ao novo banco, "é diferente no peso e muda um pouco o centro de gravidade" da mota, explicou o português à agência Lusa.
"Ainda temos de perceber as diferenças daquilo que já temos para o que vamos experimentar. Somos uma equipa com uma mente muito aberta, experimentamos coisas que a 'factory team' não está disposta a experimentar, a nível de afinações", revelou.
O objetivo deste dia de ensaios é fazer com que o desempenho das motas da Tech3 se aproxime do desempenho das motas da equipa de fábrica, precisou o português.
O diretor da equipa, o francês Hervé Poncharal, acredita que na próxima prova, em Le Mans, a 19 de maio, "a mota estará um pouco melhor". "Queremos reassegurar à KTM que estamos cá para trabalhar e não queremos andar na cauda do pelotão. Por isso, seguimos por diante, trabalhando e acreditando", concluiu.
Após quatro provas disputadas, Miguel Oliveira é 17.º classificado do Mundial de MotoGP, com sete pontos.
Por LusaPiloto português ficou em 12.º no GP Austrália
Piloto português ganha uma posição
Piloto espanhol brilha na ronda 19 da temporada
Piloto português admitiu ter sentido "problemas com a eletrónica"
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês