Prova não conta com Miguel Oliveira, que recupera de lesão
O piloto sul-africano Brad Binder (KTM) foi esta sexta-feira o mais rápido na sessão de treinos cronometrados do Grande Prémio do Japão de MotoGP, 16.ª das 20 provas desta temporada, no qual não participará o português Miguel Oliveira (Aprilia).
Binder fez a melhor volta em 1.43,436 minutos, deixando na segunda posição o espanhol Marc Márquez (Ducati), a 0,033 segundos, com o também espanhol Jorge Martín (Ducati) em terceiro, a 0,132.
A sessão ficou marcada pela queda do italiano Enea Bastianini (Ducati), ainda que sem consequências físicas para o piloto.
Esta foi uma das raras sessões cronometradas em que uma KTM ficou arredada do lugar cimeiro. Tal ainda só tinha acontecido no GP da Catalunha, com o espanhol Aleix Espargarò (Aprilia).
Na luta pelo título, Jorge Martín mostrou mais argumentos na pista nipónica do que o seu principal adversário, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que foi apenas sétimo classificado, a 0,318 segundos.
Os pilotos optaram por colocar logo os pneus macios no início da sessão, devido ao receio de que a chuva pudesse vir a alterar as condições da pista.
Jorge Martín chega a esta ronda na liderança do campeonato, com 366 pontos, mais 21 do que 'Pecco' Bagnaia, que é segundo.
Miguel Oliveira, ausente desta ronda devido à fratura do pulso direito contraída na ronda anterior, na Indonésia, é o 14.º, com 71 pontos.
No sábado, disputa-se a terceira sessão de treinos livres, seguindo-se as duas fases da qualificação (Q1 e Q2) e a corrida sprint.
Para domingo está prevista a corrida principal do GP do Japão, em Motegi.
Piloto português ficou em 12.º no GP Austrália
Piloto português ganha uma posição
Piloto espanhol brilha na ronda 19 da temporada
Piloto português admitiu ter sentido "problemas com a eletrónica"
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua