Marc Márquez é segundo na corrida sprint do Japão e fica mais perto do título de MotoGP

Miguel Oliveira foi 15.º classificado

Marc Márquez em ação no Japão
Marc Márquez em ação no Japão • Foto: EPA

O piloto espanhol Marc Márquez (Ducati) ficou este sábado mais perto do sétimo título mundial de MotoGP ao ser segundo classificado na corrida sprint do Grande Prémio do Japão, em que Miguel Oliveira (Yamaha) foi 15.º classificado.

O piloto português, que arrancou da 16.ª posição, viu-se envolvido num incidente logo no arranque e perdeu quatro posições mas recuperou cinco lugares, terminando a 18,211 segundos do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que bateu Marc Márquez por 1,842 segundos, com o espanhol Pedro Acosta (KTM) em terceiro, a 3,674.

Esta foi a primeira vitória do antigo campeão Francesco Bagnaia esta temporada. O italiano tem sentido dificuldades de adaptação ao modelo deste ano da Ducati, ao contrário do companheiro de equipa, Marc Márquez, e não vencia uma sprint desde a última corrida do ano passado.

"Estou de volta para fazer as minhas corridas favoritas. Finalmente tenho uma mota fantástica, pude atacar e controlar", frisou o italiano.

O campeão de 2022 e 2023 saiu da 'pole position' e liderou de fio a pavio. No arranque, o espanhol Jorge Martin (Aprilia) tentou passar toda a gente pelo interior, perdeu o controlo da mota e caiu, levando consigo o italiano Marco Bezzecchi, companheiro de equipa na Aprilia.

O incidente fez Miguel Oliveira perder algum tempo, pois teve de se desviar da confusão e baixar ao 20.º posto.

O português viria a recuperar até ao 15.º lugar, não conseguindo chegar às posições pontuáveis (nove primeiras).

As atenções estavam concentradas no duelo de irmãos, pois Alex Márquez precisa de terminar este GP com uma desvantagem inferior a 185 pontos para o líder de forma a impedir o irmão de conquistar já o título, nesta 17.ª das 22 corridas da temporada.

Mas o mais novo dos irmãos catalães fez uma prova no meio do pelotão, cortando a meta no 10.º lugar, o primeiro que não atribui pontos.

Desta forma, Marc Márquez aumentou a sua vantagem para os 191 pontos e, no domingo, pode dar-se ao luxo de perder seis pontos para Alex e ainda festejar o sétimo título de MotoGP, nono no Mundial de Velocidade.

Marc tem 521 pontos contra os 330 de Alex.

"Foi bastante difícil. Tinha dois pilotos difíceis de ultrapassar nas travagens [Pedro Acosta e Joan Mir]. Decidi fazer a minha corrida, o ritmo era bom. Amanhã vai ser uma corrida longa mas não nos podemos esquecer do nosso objetivo principal", frisou o líder do campeonato.

A corrida disputa-se às 06:00 horas de Lisboa.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de MotoGP

Notícias
Notícias Mais Vistas