Programa de cada fim de semana vai ter muitas alterações
O Mundial de MotoGP de 2023, que arranca este fim de semana em Portimão, vai marcar o início de uma nova era no campeonato, com um programa de cada fim de semana totalmente renovado. A principal novidade será a introdução de uma 'corrida sprint' em cada Grande Prémio do calendário, a disputar-se no sábado e que servirá como uma espécie de aquecimento para a prova de domingo, mas que não será, ao contrário da Fórmula 1, definitória da grelha da corrida principal.
De acordo com o comunicado da Dorna, as 'corridas sprint' contarão aproximadamente com metade da distância da corrida principal e irão realizar-se sempre ao sábado, pelas 15 horas locais. Irão ser atribuídos pontos aos 9 primeiros, com o vencedor a levar 12, mais 3 do que o 2.º. Já do 3.º ao 9.º será sempre em 'queda', de 7 a 1 ponto. A ideia, segundo os organizadores, passa por dar "aos fãs e detentores de direitos televisivos a melhor experiência possível, dentro e fora da pista", com ação de sexta a domingo.
Em relação ao resto do programa do fim de semana, as mudanças acontecerão também na sexta-feira, com duas sessões de treinos livres mais longas, que definirão os pilotos que avançam para a Q2 a realizar no dia seguinte. No sábado disputa-se a FP3, com 30 minutos, similar à atual FP4, antes de ser disputadas as sessões de qualificação, que mantêm o formato atual de Q1 e Q2.
Quanto ao dia de provas principal, a maior mudança será na ordem das corridas, que passará a ser, sempre que possível, crescente de importância: primeiro a de Moto3, depois a de Moto2 e, a fechar o programa, a de MotoGP.
Assume misto de emoções na hora do adeus
Piloto português completou a sua última prova na categoria, antes de se mudar para as Superbikes, em 2026
Piloto português despede-se este domingo das corridas de MotoGP, antes de se juntar às Superbikes em 2026
O piloto português, de 30 anos, faz este domingo a última corrida da carreira na categoria, antes da mudança para o Mundial de Superbikes
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam