Mundial de Ralis aponta a um regresso aos Estados Unidos em 2027

FIA anunciou a sua intenção, terminando com 39 anos de interregno

Seguir Autor:

Mundial de Ralis pode voltar aos EUA
Mundial de Ralis pode voltar aos EUA • Foto: WRC

O Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) pode regressar aos Estados Unidos em 2027, após 39 anos de interregno, anunciou esta 3.ª feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Em comunicado, a FIA avançou que está a equacionar o regresso do WRC àquela parte do globo, que não integra este campeonato desde o Rali Olympus de 1988.

Organizado em colaboração com o Automobile Competition Committee of the United States (ACCUS), este ano haverá um evento candidato que decorrerá entre 11 e 17 de junho e incluirá uma avaliação exaustiva de todos os aspetos da organização de um rali, desde as operações desportivas aos protocolos de segurança, a cargo de delegados da FIA.

De acordo com a FIA, o objetivo passa por "aferir o potencial para a realização de uma prova pontuável do WRC nos Estados Unidos a partir de 2027".

Para esse efeito, a equipa da FIA irá analisar troços e infraestruturas nos estados do Kentucky e do Tennessee, recolhendo informação direta sobre o terreno e as condições logísticas, numa prova em pisos de terra.

O programa contempla ainda a visita a uma ronda do Campeonato Nacional da American Rally Association (ARA), permitindo um contacto direto com a comunidade norte-americana de ralis, incluindo organizadores, voluntários e adeptos. Estão igualmente previstas reuniões com o promotor e organizador proposto, a Podium Event Partners, entidade com experiência na organização de provas em várias disciplinas do desporto motorizado, incluindo a NASCAR.

Caso a prova candidata seja considerada bem-sucedida, os Estados Unidos poderão regressar ao calendário do WRC no próximo ano.

"A expansão do WRC para a América do Norte não só reforçaria a projeção global do campeonato, como também permitiria ligar os ralis a uma base de adeptos conhecedora, apaixonada e em crescimento, num mercado onde a participação e o envolvimento continuam a acelerar e a expandir-se", frisou o presidente da FIA, o saudita Ben Sulayem.

Já Marc de Jong, do promotor do campeonato, sublinha que este "é um mercado realmente muito importante" para todos os parceiros do WRC.

"Nos últimos anos, temos assistido a um crescimento notável do interesse dos adeptos. Os planos do promotor do WRC para trazer o campeonato de volta aos Estados Unidos têm vindo a ser amadurecidos há já algum tempo e a confirmação desta prova candidata representa um passo significativo. Trata-se de um marco importante no tão aguardado regresso do WRC aos EUA, após uma ausência de quase 40 anos", sublinhou.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Ralis
Notícias
Notícias Mais Vistas