Oliver Solberg segura liderança e pode ser o mais novo a vencer em Monte Carlo

Apesar de uma saída de estrada ter obrigado o piloto sueco, de 24 anos, a cortar uma vedação

Seguir Autor:

Oliver Solberg
Oliver Solberg • Foto: LUSA/EPA

O piloto sueco Oliver Solberg (Toyota Yaris) segurou, este sábado, a liderança do Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo (WRC), apesar de uma saída de estrada o ter obrigado a cortar uma vedação.

Solberg terminou o dia com o tempo de 03:16.34,1 horas e 59,3 segundos de vantagem sobre o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que é segundo, e 1.25,3 minutos sobre o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), campeão mundial em título, que é terceiro.

O piloto sueco, filho do antigo campeão mundial de 2003, Petter Solberg, pode tornar-se este domingo, aos 24 anos, no mais novo piloto de sempre a triunfar no Rali de Monte Carlo, tirando o recorde a Ogier, que venceu a prova em 2009 pela primeira de 10 vezes.

Ogier entrou ao ataque do segundo lugar de Elfyn Evans, vencendo o primeiro dos quatro troços do dia, para ficar a apenas três segundos do companheiro de equipa.

No entanto, Solberg respondeu, triunfando nas duas especiais seguintes, mesmo que numa delas, na segunda passagem por La Bréole / Bellaffaire, tenha sofrido uma saída de estrada devido à neve que começou a cair e o obrigou a avançar por uma vedação para ir dar a volta num prado antes de regressar à pista.

"Não sei o que aconteceu, fui muito cuidadoso durante toda a etapa", explicou Solberg. "Tentei seguir os trilhos e, à saída, estava tudo coberto de neve. Tive muita sorte em conseguir sair dali", admitiu o sueco.

O piloto da Toyota, promovido este ano à equipa principal da marca nipónica para substituir Kalle Rovanperä, que decidiu ir tentar a sorte nos monolugares, espera, agora, "mais um dia louco".

"Foi um dia fantástico e, até agora, uma semana fantástica. As condições estão realmente muito complicadas, como toda a gente viu. Acho que praticamente todos tiveram pequenos sustos aqui e ali, mas estou numa boa posição. Vamos ver o que acontece amanhã [domingo]. Provavelmente será mais um dia louco", disse.

O dia terminou com uma especial no circuito de Fórmula 1 do principado, algo que não acontecia desde 2008, ganha pelo francês Adrien Fourmaux.

Quem ficou pouco agradado com a ideia foi Sébastien Ogier, recordista de vitórias no principado. "Acho que fizemos uma figura ridícula", atirou o francês, que perdeu 16 segundos na especial anterior e se afastou do segundo lugar.

Domingo disputam-se mais quatro especiais, com um total de 71,90 quilómetros cronometrados.

1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Ralis
Notícias
Notícias Mais Vistas