Sébastien Ogier vence Rali de Portugal pela 7.ª vez

Piloto francês da Toyota repete triunfo do ano passado

Ogier reforça estatuto de maior vencedor da prova lusa
Ogier reforça estatuto de maior vencedor da prova lusa • Foto: Hélder Gomes

Sébastien Ogier acaba de garantir a vitória final na 58.ª edição do Rali de Portugal, terminando no lugar mais alto do pódio pelo 2.º ano consecutivo e pela 7.ª vez na carreira. O francês da Toyota, navegado por Vincent Landais, reforça assim o seu estatuto de maior vencedor de sempre da prova portuguesa.

Foi em Portugal, há 15 anos, que Ogier conquistou a sua primeira prova do mundial de ralis e é também em solo luso que o oito vezes campeão do Mundo confirma a 63.ª vitória numa prova do WRC. Ogier venceu o Rali de Portugal em 2010, 2011, 2013, 2014, 2017, 2024 e 2025.

"Foi difícil sermos competitivos, mas o carro foi excelente de conduzir. Ott estava a voar, se calhar um pouco a mais, não sei. Melhorámos a performance, conseguir ganhar sete vezes em Portugal não é nada mau. 63 vitórias na carreira? Os números só são para ler, o mais importante são as emoções perante todo o público que me apoiou desde os testes. Foi uma grande luta, infelizmente não foi justo no final pela forma como ele perdeu, mas nos ralis não é só sermos rápidos, é concluir e levar para casa", afirmou Ogier após o final da power stage.

Em 2.º lugar ficou o estónio Ott Tänak, da Hyundai, que conservou na power stage de Fafe o posto ganho a Kalle Rovanperä na penúltima especial do Rali de Portugal. Tänak venceu a power stage, terminando o Rali de Portugal com 12 classificativas ganhas, o máximo de pontos do 'super domingo' e da power stage.

No campeonato WRC2, o vencedor foi o sueco Oliver Solberg, filho do antigo campeão mundial Petter Solberg, com os restantes lugares do pódio a terem ficado na posse de Yohan Rossel e Gus Greensmith.

Classificação power stage Fafe:

1.º O. Tänak, Hyundai, 6.22,7 minutos
2.º T. Neuville, Hyundai, +1,1s
3.º K. Rovanperä, Toyota, +2s
4.º T. Katsuta, Toyota, +4,4s
5.º S. Ogier, Toyota, +4,9s

Classificação final:

1.º S. Ogier, 3:48.35,9 horas
2.º O. Tänak, +8,7s
3.º K. Rovanperä, +12,2s
4.º T. Neuville, +38,5s
5.º T. Katsuta, +1.41,9m

Por André Gonçalves
5
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Ralis Notícias
Notícias Mais Vistas