Sesks recupera liderança no Rali da Arábia Saudita após penalização de Fourmaux

Última prova do Mundial

Martins Sesks, Rali Portugal 2025
Martins Sesks, Rali Portugal 2025 • Foto: Hélder Gomes

O letão Martin Sesks (Ford Puma) recuperou esta sexta-feira a liderança do Rali da Arábia Saudita, última prova do Mundial, depois de uma penalização aplicada ao francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) à entrada para o parque de assistência.

O gaulês terminou o penúltimo dia de prova na frente em pista mas viu ser-lhe aplicado um minuto de penalização por ter entrado um minuto antes da hora prevista no Parque de Assistência, no final da jornada.

Desta forma, baixou ao quarto lugar, enquanto o letão Martin Sesks recuperou a liderança, com 3,4 segundos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que é, agora, o segundo, e 41,5 sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), que é o terceiro.

"Não sei bem o que aconteceu. Agora temos de nos concentrar em nós próprios e deixar a equipa investigar", disse o francês, que terminou a última especial com um pneu furado.

O dia ficou marcado pela grande quantidade de furos que afetaram os principais pilotos, incluindo os três candidatos ao título, Elfyn Evans (Toyota Yaris), Sébastien Ogier (Toyota Yaris) e Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), sobretudo na última especial.

Rovanperä, campeão em 2022 e 2023, terminou o dia na quinta posição, seguido de Ogier, que procura, na Arábia Saudita, confirmar o nono título mundial da carreira, feito que lhe permitiria igualar o recorde estabelecido pelo compatriota Sébastien Loeb, entre 2004 e 2012.

Elfyn Evans, que também furou no início do dia, é o oitavo, a mais de 2,5 minutos de Ogier.

O piloto francês furou o pneu direito traseiro no último troço mas decidiu não parar para trocar a roda, pois sabia que perderia mais de dois minutos com a operação.

Assim, ao percorrer a última especial com um pneu furado, cedeu apenas 23 segundos, apesar de ter perdido o quinto lugar para Rovanperä por apenas 0,2 segundos.

Pelo caminho, neste último troço, ficou o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), com um furo na roda traseira esquerda, que lhe destruiu parte da carroçaria. Tänak ainda parou em pista para não atrasar Sesks, que seguia atrás.

O finlandês Sami Pajari (Toyota Yaris) também furou e caiu para sétimo, entre Ogier e Evans.

Thierry Neuville também já tinha partido um amortecedor durante a manhã, que o atrasou.

Se os resultados se mantivessem como estão, Ogier seria campeão com um ponto de vantagem sobre Evans.

Para sábado estão previstos três troços, com um total de 65,66 quilómetros cronometrados.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Ralis
Notícias
Notícias Mais Vistas