Se está a pensar comprar carro novo este ano, mas sem orçamento para grandes cavalarias, aqui ficam cinco novidades
2025 vai ser um ano forte em novidades e no acentuar de novas tendências no mercado automóvel. Às tradicionais marcas que dominam o mercado europeu há décadas, juntam-se agora uma verdadeira ofensiva de construtores chineses que vão criar uma pressão sobre os preços, especialmente no mercado dos elétricos.
A Federação Europeia de Transportes T&E estima que os veículos elétricos representem entre 20% a 24% do mercado já no próximo ano, sobretudo graças ao lançamento previsto de cerca de uma dúzia de modelos com preços abaixo dos 25 mil euros. Continuará a haver opções mais convencionais de preço acessível e por isso aqui ficam alguns dos modelos que podem ser uma boa opção para quem procura um carro novo acessível, económico, mas com pinta.
Citroen C3 Aircross
A versão SUV compacta do C3 conjuga imagem, versatilidade com uma gama de preços acessíveis que se iniciam nos 18 990 euros. Há motorizações para todos os gostos e carteiras – gasolina, mild hybrid e elétrica que custa 26 490 euros. Em 2025 a oferta fica ainda mais completa com uma nova versão de sete lugares e um elétrico com autonomia alargada aos 400 km (o atual modelo com bateria de 44 kWh anuncia 300 km de autonomia.
Dacia Bigster
A marca romena sob a égide do Grupo Renault continua a sua ofensiva acrescentando um novo modelo à sua gama. O Dacia Bigster com 4,57 metros de comprimento posiciona a marca no segmento dos familiares compactos oferecendo uma imagem de SUV robusto a preços relativamente acessíveis – preços a iniciarem-se abaixo dos 25 mil euros. Quanto a motores temos a versões mild-hybrid 48 V de 140 CV e um bifuel (gasolina e GPL) com 130 Cv.
Este ano a Dacia estreia também um novo motor híibrido 155, conjugando um motor 1.8 l com uma bateria de 1,4 kWh.
Dongfeng Box
O Dongfeng Box corporiza na perfeição a nova vaga de automóveis chineses que está a inundar o mercado europeu. Design apelativo, conteúdos tecnológico, motorizações elétricas com boa autonomia e preço de combate são a síntese desta oferta. O Dongfeng Box é um citadino cheio de boas ideias e espaço interior que recorre a uma bateria de 42,3 kWh para oferecer uma autonomia de 310 km e uma velocidade de recarregamento que permite carregar a bateria dos 20 aos 80 por cento em apenas 30 minutos. Os preços iniciam-se nos 26 mil euros (acima do valor proposto no artigo, pelo facto de ser um dos elétricos mais acessíveis do mercado).
Fiat Grande Panda
O novo Fiat Grande Panda recupera um nome icónico da marca transalpina para uma proposta versátil e confortável para o trânsito citadino. O seu formato mais espaçoso do que o Panda "normal" aproxima-o do universo dos SUV compactos, com preços a iniciarem-se abaixo dos 25 mil euros.
No que respeita a motorizações teremos um Grande Panda Hybrid com motorização mild-hybrid 48 V a gasolina que recorre ao motor triclindrico turbo com 1.2 l de cilindrada a debitar 100 Cv. Há também uma alternativa 100 por cento elétrica com uma autonomia superior a 300 km.
VW Polo
O ciclo de vida do VW Polo vai ser prolongado mais uns anos graças à revisão das normas de emissões, o que significa que a marca alemã vai apostar num modelo tecnologicamente capaz de enfrentar o mercado nos próximos anos. Com preços a iniciarem-se abaixo dos 25 mil euros o novo VW Polo terá versões a gasolina e estreia uma motorização mild-hybrid.
Primeiros exemplares chegam em novembro
Com autonomia de até 790 km, o CLA 250+ possui tecnologia EQ e pode ser adquirido a partir de 55.500 euros
A apresentação ao público acontece esta sexta-feira no Monterey Car Week
'Crossover' adopta a mesma ficha técnica dos “primos” que integram o universo da Stellantis
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
Sul-africano integrou a equipa técnica de Erik ten Hag e sabe do que fala
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir