Mantiveram-se valores como o caráter desportivo, o estilo distinto da concorrência, ou a versatilidade de utilização
A carreira mundial do Honda Civic não oferece dúvidas. Desde o lançamento da primeira geração, em 1972, o modelo japonês já vendeu 20 milhões de unidades em todo o Mundo, cabendo cerca de 86 mil ao nosso país. Não espanta, por isso, a atenção e o carinho que a marca dedica a um carro que está a comemorar 40 anos e entra agora na 9.ª geração.
Embora permaneça fiel aos princípios que presidiram à construção do primeiro Civic, a Honda seguiu caminho que chama de “evolução revolucionária” no momento em que avançou para esta nova geração do familiar compacto – segmento C. Mantiveram-se valores como o caráter desportivo, o estilo distinto da concorrência, ou a versatilidade de utilização.
O novo Civic surge refinado na ousadia das linhas exteriores, ao mesmo tempo que houve especial preocupação com os interiores. Não apenas nos materiais, mas também na reinterpretação do posto de condução, onde há grandes diferenças para o antecessor. Sem perder de vista um certo ar “high tech”, a Honda manteve o enfoque no condutor e apostou num painel de instrumentos mais clássico, embora de inspiração desportiva.
À ESPERA.
Num automóvel pensado para utilização familiar, destaca-se o espaço interior – muito interessante para o segmento --, faltando apenas a chegada de motor diesel mais pequeno. Este reforço (1.6 i-DTEC com 120 cv) está disponível no início de 2103, abrindo outras perspetivas no mercado nacional.
Para já, o Civic pode ser encontrado com 3 motorizações distintas: 1.4 i-TEC de 100 cv; 1.8 i-TEC de 142 cv e o diesel 2.2 i-DTEC de 150 cv. Foi esta última que tivemos oportunidade de conduzir, confirmando respostas a preceito e utilização muito agradável. Os consumos ficaram acima dos anunciados, mas o maior entrave está no preço (28.600 euros), que é bastante penalizado pela cilindrada. Assim sendo, e enquanto não chega a versão mais amiga do bolso, este Civic Sport é colocado no topo da gama.
TÉCNICA [resumo]
Motor -- 4 cilindros/16 válvulas/diesel
Cilindrada (cc) -- 2199
Potência (cv/rpm) -- 150/4000
Binário (Nm/rpm) -- 350/2000
Velocidade máxima (km/h) -- 217
Aceleração 0-100 km/h (seg) -- 8,5
Consumo misto (l/100 km) -- 4,2
Emissões CO2 (g/km) -- 110
Comp/Larg/Alt (m) -- 4,285/1,770/1,472
Capacidade da bagageira (l) -- 477-2120
Capacidade do depósito (l) -- 50
Preço (€) -- 28.600
* Versão 1.4 i-VTEC a partir de €20.000; 1.8 i- VTEC a partir de €27.700
Primeiros exemplares chegam em novembro
Com autonomia de até 790 km, o CLA 250+ possui tecnologia EQ e pode ser adquirido a partir de 55.500 euros
A apresentação ao público acontece esta sexta-feira no Monterey Car Week
'Crossover' adopta a mesma ficha técnica dos “primos” que integram o universo da Stellantis
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid