Felino, com as garras afiadas, a selva urbana tem um novo protagonista entre os SUV de sete lugares
O novo Peugeot 5008 tem uma presença imponente quando nos cruzamos com ele na estrada. É um SUV, robusto com um design atual e pretende ser uma nova referência entre os SUV de grandes dimensões ao oferecer uma habitabilidade para sete passageiros e uma versão totalmente elétrica com uma autonomia até 670 quilómetros.
No meio da fauna urbana não passa despercebido. Os seus principais rivais são modelos como o Hyundai Santa Fe, Nissan X-Trail, Mazda CX-80, Skoda Kodiaq ou o Volvo XC90. Os novos 5008 & E-5008 mostram a flexibilidade da plataforma STLA Medium da Stellantis e são os primeiros modelos a beneficiar de uma configuração estendida desta plataforma. A distância entre eixos de 2,90 metros é generosa, tornando-os muito espaçosos, com um comprimento total de 4,79 metros. Em estrada conduz-se de forma descontraída e nem parece que estamos ao volante de um automóvel com quase cinco metros de comprimento. Conta com muito espaço de arrumação, uma capacidade de bagageira de 748 litros (5 lugares), de 259 litros (7 lugares) de até 1.815 litros (2 lugares, com a segunda e terceira filas de bancos rebatidas).
Espaço e Modularidade
A boa modularidade é conseguida pela arquitetura dos bancos que permitem diferentes configurações entre a segunda fila (banco corrido 60/40, encostos 40/20/40) e a terceira fila (encostos 50/50). Ou seja, os bancos da segunda fila são deslizáveis de forma a facilitar o acesso aos dois lugares traseiros. Os novos 5008 oferecem uma área de piso plana com todos os bancos traseiros rebatidos, e até dois metros de comprimento de carga. O piso da bagageira atrás da terceira fila pode ser levantado e arrumado verticalmente atrás dos bancos, libertando assim espaço adicional em profundidade para acomodar malas adicionais e bagagem. A capacidade de carga com cinco lugares é de 916 litros. Existe um amplo espaço de arrumação adicional por baixo dos bancos da terceira fila. Com uma capacidade de cerca de 80 litros, este espaço é ideal para guardar vários objetos não visíveis do exterior, como um equipamento desportivo. Uma gaveta especial é proposta como acessório para otimizar a utilização deste espaço. A cobertura da bagageira, que se ajusta à fila dois ou três consoante a necessidade, beneficia de um espaço de arrumação dedicado sob o piso. Por fim, para facilitar a colocação de objetos, os 5008 estão equipados com uma porta traseira elétrica, de série na versão GT.
No interior o centro das atenções é o i-Cockpit. O ‘head-up display’ projeta no vidro informação importante como o limite de velocidade evitando, desta forma, que o condutor deixe de olhar para a estrada. O ecrã tátil central é panorâmico, em formato curvo, com a dimensão de 53,3 cm e uma boa resolução. Os menus são intuitivos e os ‘i-Toggles´virtuais podem ser personalizados até 10 ‘widgets’ com atalhos para as funcionalidades que mais utilizamos.
Serviços conectados
É possível interagir com o ChatGPT sobre todos os temas de interesse graças ao sistema i-Connect e à otimização do reconhecimento de voz. O sistema permite personalizar o nosso perfil e receber ideias de locais a visitar na zona, informações sobre equipas de futebol, passando ainda pela organização de um quiz para desfrutar durante a viagem. O EV Trip Planner está disponível através da aplicação MyPeugeot com navegação conectada TomTom. É possível calcular o percurso ideal e verificar a distância a percorrer, o nível de carga da bateria no início da viagem, o nível de carga da bateria desejado à chegada, o consumo de energia, o tráfego, o tipo de estrada e, claro, as estações de carregamento disponíveis ao longo do caminho.
5008 – Versões híbridas, Plug-In e Elétrico
A Peugeot está a preparar a transição energética da sua gama de uma forma gradual optando por manter versões híbridas neste modelo, além da versão 100% elétrica. O 5008 Hybrid 136 CV e-DCS6 está equipado com o sistema Hybrid 48V, o qual consiste num motor a gasolina 1.2 PureTech associado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades que integra um motor elétrico de 21 kW (28 CV). Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e uma redução do consumo de combustível.
O 5008 Plug-In Hybrid desenvolve uma potência combinada de 195 CV e um binário de 350 Nm. Na prática associa um motor elétrico de 92 kW a um bloco de combustão interna de 150 CV. A caixa de velocidades automática e-DCS7 eletrificada de dupla embraiagem, com sete relações, foi especialmente concebida para sistemas híbridos. A bateria permite ao modelo PHEV atingir uma autonomia que ronda os 80 km em modo 100% elétrico. O depósito de combustível tem uma capacidade para 60 litros.
No caso do E-5008 as versões com tração às duas rodas disponibilizam 157 kW de potência e 345 Nm ou 170 kW e 345 Nm. A versão de dois motores com tração às quatro rodas oferece uma potência total de 237 kW (157 kW à frente e 80 kW atrás). O motor dianteiro debita um binário de 343 Nm e o motor traseiro disponibiliza 166 Nm. A autonomia elétrica varia entre os 500 a 670 km (ciclo WLTP) dependendo da versão base, Long Range ou Dual Motor. A garantia da bateria é de oito anos ou 160.000 km.
Preços Peugeot 5008:
Hybrid 136 cv e-DCS6 – 39.150€ - versão Allure
Hybrid 136 cv e-DCS6 – 43.650€ – versão GT
Plug-in Hybrid 195 cv e-DCS7 – 47.150€ - versão Allure
Plug-in Hybrid 195 cv e-DCS7 – 52.150€ - versão GT
Elétrico 210 cv (157 kW) - Bateria 73 kWh – 49,150€ - versão Allure
Elétrico 230 cv Long Range - Bateria 97 kWh – 53.150€ - versão Allure
Elétrico 210 cv (157 kW) - Bateria 73 kWh – 53.600€ - versão GT
Elétrico 230 cv Long Range - Bateria 97 kWh – 57.800€ - versão GT
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