Sem rival no mercado, o Twizy é 100 por cento elétrico e tem autonomia até aos 100 quilómetros. Valor mais do que suficiente para utilizações diárias.
Os desafios da mobilidade urbana e a ecologia têm novo “challenger” a partir deste mês, altura em que a Renault coloca no mercado o pequeno Twizy. A marca francesa aposta num veículo eléctrico, com dois lugares, que procura dar resposta a questões tão atuais com o trânsito citadino e a diminuição das emissões de CO2.
No caso do Twizy, estas duas vertentes são enfrentadas de forma ousada, inovadora e capaz até de criar nicho de veículos destinados públicos bastante diversificado. Em termos práticos, este novo Renault é um quadriciclo com motor eléctrico que pode transportar duas pessoas e constituir-se como alternativa, por exemplo, às motos ou às scooters. Não apenas porque é conduzido como um automóvel, mas também porque assume estética, diríamos, futurista.
Sem rival no mercado, o Twizy é 100 por cento elétrico e tem autonomia até aos 100 quilómetros. Valor mais do que suficiente para utilizações diárias. A versão mais potente tem 17 cv, pode chegar aos 80 km/h e apresenta “performances” que estão ao nível de uma moto de 125 cc: dos 0 aos 45 km/h demora apenas 6 segundos.
O construtor francês, que vem fazendo caminho interessante na colocação no mercado de veículos com zero emissões de CO2, não descurou, naturalmente, as questões de segurança. O pequeno veículo (450 kg) tem travões de disco desenvolvidos pela Renault Sport Tecnologies, cintos de segurança nos dois lugares, airbag para o condutor e, afinal, funciona ele próprio como enorme…capacete.
LADINO
Na apresentação internacional, que decorreu em Ibiza, o pequeno Twizy mostrou ao que veio. Fácil de conduzir, permitiu deslocações em estrada nacional (em Portugal não pode circular na auto-estrada e, por exemplo, nas pontes de Lisboa), mostrou a “raça” de motor elétrico onde o binário está sempre disponível e foi ainda citadino de eleição. Nas manobras e na forma como lidou com ruas estreitas.
Disponível em duas versões (80 e 45), o Twizy pode ser personalizado e tem preços a começar nos 6990 euros – versão menos potente. O aluguer das baterias custa 50 euros/mês. A carga completa demora 3h30.
TÉCNICA (Resumo)
Homologação -- Quadriciclo pesado
Lugares -- 2
Motor -- Elétrico do tipo assíncrono
Potência (cv) -- 17
Binário (Nm/rpm) -- 57/0-2100
Transmissão -- Automática
Veloc. máxima (km/h) -- 80
Aceler. 0-45 km/h (seg) -- 6,1
Consumo elétrico em Wh/km -- 63
Autonomia (km) -- 100
Comp/Larg/Alt (m) -- 2,338/1,381/1,454
Preço (€) -- 7690 (para a versão mais potente)
* Há versão que não excede os 45 km/h. É o Twizy 45, que tem 5 cv de potência
Primeiros exemplares chegam em novembro
Com autonomia de até 790 km, o CLA 250+ possui tecnologia EQ e pode ser adquirido a partir de 55.500 euros
A apresentação ao público acontece esta sexta-feira no Monterey Car Week
'Crossover' adopta a mesma ficha técnica dos “primos” que integram o universo da Stellantis
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik