1/2
O argentino Kevin Benavides (Honda) em motas e o espanhol Carlos Sainz (Mini) em automóveis, venceram este domingo a sétima de 12 etapas do Rali Dakar de todo-o-terreno, uma tirada marcada pela morte do português Paulo Gonçalves (Hero).
A vitória nas duas rodas foi atribuída a Kevin Benavides depois de ter sido retirado ao piloto da Honda o tempo em que esteve parado junto a Paulo Gonçalves a tentar prestar auxílio, tal como o australiano Toby Price (KTM), vencedor em 2019.
Assim, Benavides concluiu a mais longa etapa da prova, com 546 quilómetros de especial entre Riad e Wadi Al Daeasir, em 4:36.22 horas, menos 1.23 minutos do que o espanhol Joan Barreda (Honda), o segundo, e 4.17 minutos do austríaco Mathias Walkner (KTM).
Mário Patrão (KTM) foi o melhor português, na 30.ª posição, a 36.12 minutos, com António Maio (Yamaha) a terminar em 34.º, a 39.42, e "ainda em choque". Fausto Mota (Husqvarna) foi 38.º.
Com estes resultados, o norte-americano Ricky Brabec (Honda) manteve a liderança, com 24.48 minutos de vantagem sobre o chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), limitado por uma tendinite num pulso. O chileno Jose Inacio Cornejo (Honda) é terceiro, a 27.01.
Nos automóveis, Carlos Sainz alargou a vantagem na liderança ao vencer a tirada de hoje com 4:16.11 horas, menos 2.12 minutos do que o catari Nasser Al-Attiyah (Toyota) e 2.53 do que o francês Stéphane Peterhansel (Mini), navegado pelo português Paulo Fiúza.
Na geral, Sainz tem, agora, 10 minutos de sobre Al-Attiyah e 19.13 sobre Peterhansel.
Esta segunda-feira disputa-se a oitava etapa, em redor de Wadi Al Dawasir, com um total de 716 quilómetros, 477 deles cronometrados.
A organização anuncia uma etapa rápida, que inclui uma reta de 40 quilómetros.
Por LusaOpinião do piloto João Ferreira
Melhor classificação de um português desde Carlos Sousa, em 2015
Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor representante português
Opinião do piloto João Ferreira
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995