Al-Attiyah é o novo líder do Dakar'2026 e elogia João Ferreira: «É um bom piloto»

Piloto da Dacia Sandrider venceu a sexta etapa da prova

Seguir Autor:

Carro de Nasser Al-Attiyah no Dakar'2026
Nasser Al-Attiyah no topo da tabela no Dakar'2026
Carro de Nasser Al-Attiyah no Dakar'2026
Nasser Al-Attiyah no topo da tabela no Dakar'2026
Carro de Nasser Al-Attiyah no Dakar'2026
Nasser Al-Attiyah no topo da tabela no Dakar'2026

O qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider) chegou esta sexta-feira à liderança dos automóveis na 48.ª edição do rali Dakar, na Arábia Saudita, após uma batalha intensa em que também esteve envolvido o português João Ferreira (Toyota Hilux).

Al-Attiyah venceu a sexta das 13 etapas da prova, batendo o francês Sébastien Loeb (Dacia Sandrider) por 2.58 minutos e o norte-americano Seth Quintero (Toyota Hilux) por 3.19, na ligação entre Hail e Riade, capital do país, numa especial em que João Ferreira chegou a liderar.

"Foi uma boa luta durante todo o dia. É um bom piloto", comentou Al-Attiyah sobre o piloto luso, que acabaria a jornada na quinta posição, depois de sofrer um ligeiro problema mecânico.

Quanto ao qatari, fez a diferença na segunda metade da tirada, quando chegou a areia e as dunas.

"Foi uma boa etapa, no final de uma semana dura. Não foi um dia fácil mas conseguimos uma boa margem. A segunda semana também será difícil mas vamos tentar gerir as diferenças e o andamento", disse o piloto qatari, em declarações à agência Lusa, já no bivouac [parque de assistência] da prova, em Riade.

Os pilotos enfrentaram hoje uma longa etapa, com 326 quilómetros cronometrados e 589 de ligação por estrada até à assistência final.

Al-Attiyah admitiu que não fazia parte da sua estratégia chegar já ao comando da prova.

"Não estava no plano estar na liderança mas tentamos andar depressa", frisou.

A segunda semana do rali terá as especiais mais longas, com mais areia, a exigir mais da navegação e a penalizar os primeiros pilotos em pista, por trem de encontrar o caminho ideal enquanto os seguintes já encontram a pista marcada.

Vencedor das edições de 2011, 2015, 2019, 2022 e 2023, Nasser Al-Attiyah tentará manter o primeiro lugar até a caravana regressar a Yanbu, no leste do país, de onde partiu a prova no passado sábado.

"Não há estratégia para a segunda semana. Temos de ir gerindo dia a dia e evitar os problemas", revelou.

Na geral, Al-Attiyah tem, agora, 6.10 minutos de vantagem sobre o sul-africano Henk Lategan (Toyota Hilux), anterior líder, e 9.13 sobre o espanhol Nani Roma (Ford Raptor).

João Ferreira subiu duas posições, para o 12.º lugar, a 31.56 minutos do comandante.

Maria Luís Gameiro (Mini JCW), a outra portuguesa a competir nos automóveis terminou na 63.ª posição da etapa entre os automóveis, 42.ª na categoria Ultimate, a mais importante da prova.

Na geral, a portuguesa ocupa a 61.ª posição, 36.ª entre os Ultimate.

Os concorrentes da 48.ª edição do Dakar têm este sábado um dia de descanso, com a competição a ser retomada no domingo, com uma tirada entre Riade e Wadi Ad Dawasir, com 462 quilómetros cronometrados.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Dakar

Notícias
Notícias Mais Vistas