Al-Attyiah e Carlos Sainz tiveram dois furos cada
O piloto francês Stephane Peterhansel (Mini) venceu esta terça-feira a nona etapa da 43.ª edição rali Dakar de todo-o-terreno, disputada na zona de Neom, e cimentou a liderança na categoria dos automóveis.
Peterhansel gastou 4:50.27 horas para cumprir os 465 quilómetros da especial de hoje, rubricando a primeira vitória na edição deste ano, 80.ª da carreira na prova (33 em motas e 47 em carros).
O francês, que manteve um duelo intenso com o compatriota Mathieu Serradori (Century) até aos quilómetros finais pela vitória na etapa, deixou o catari Nasser Al-Attyiah (Toyota) em segundo, a 12 minutos, com o sul-africano Giniel de Villiers (Toyota) a terminar em terceiro, a 12.19.
Al-Attyiah e o espanhol Carlos Sainz (Mini) tiveram dois furos cada, que lhes fizeram perder terreno para Peterhansel, que tem, agora, 17.50 minutos de vantagem sobre o piloto do Qatar na classificação geral e 1:02.25 horas sobre Carlos Sainz, terceiro classificado.
O lituano Benediktas Vanagas (Toyota), navegado pelo português Filipe Palmeiro, foi hoje nono classificado, enquanto Ricardo Porém terminou na 12.ª posição.
Na geral, a equipa de Palmeiro é 12.ª classificada, ao passo que Ricardo Porém subiu ao 19.º lugar, a 6:15.35 horas do líder.
Nos SSV, o chileno Chaleco López (Can-Am) venceu a etapa e ascendeu à liderança, num dia em que Rui Carneiro (Can-Am) foi o melhor português até ao momento, em 28.º lugar. Lourenzo Rosa (Can-Am) seguia, ao quilómetro 320, na 31.ª posição.
Na quarta-feira disputa-se a 10.ª etapa, entre Neom e Al-Ula, com 583 quilómetros de extensão, 342 dos quais cronometrados, numa etapa rápida, mas menos exigente em termos de navegação.
Melhor classificação de um português desde Carlos Sousa, em 2015
Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor representante português
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense