João Ferreira ainda pensou vencer sexta etapa do Dakar'2026, mas abrandou o ritmo: «Tivemos um alarme...»

Piloto português em 12.º na classificação geral

Seguir Autor:

João Ferreira no Dakar'2026
João Ferreira no Dakar'2026 • Foto: João Ferreira/Instagram

O português João Ferreira (Toyota Hilux) chegou esta sexta-feira a liderar a sexta etapa no rali Dakar, na Arábia Saudita, mas um problema no diferencial traseiro do seu carro fê-lo abrandar o ritmo e terminar em quinto.

O piloto natural de Leiria, que este ano integra a equipa oficial da Toyota, concluiu a tirada entre Hail e Riade, com 915 quilómetros, a 04.56 minutos do vencedor, o qatari , e ascendeu ao 12.º posto.

"Hoje tivemos um alarme de aumento da temperatura do diferencial traseiro, o que é normal na areia. Era um alarme de aviso, podíamos ter continuado a andar mais depressa mas optámos por reduzir o andamento", explicou o leiriense, de 26 anos.

João Ferreira esteve na frente durante cerca de uma centena dos 326 quilómetros cronometrados desta sexta-feira mas acabaria por reduzir o ritmo com a entrada nas dunas de areia.

O português admitiu à agência Lusa que ainda pensou que poderia vencer a etapa mas revelou que não queria ser o primeiro em pista no domingo, na sétima etapa, após o dia de descanso que se cumpre este sábado.

"A dada altura ainda pensei que desse para vencer, vi que estava com um andamento forte. Mas ainda bem que baixámos o ritmo porque assim temos uma melhor posição de partida para a segunda semana", declarou.

João Ferreira terminou a primeira metade da prova que se disputa na Arábia Saudita até 17 de janeiro a cerca de meia hora do líder mas espera recuperar terreno na segunda semana da competição.

"A estratégia será tentar recuperar o tempo perdido nesta primeira semana, que foi positiva mas menos boa. Os furos foram o que ditaram a falta de andamento e alguma falta de confiança da minha parte por causa disso", explicou.

Agora, no domingo, será o quinto a sair para a pista para enfrentar os 462 quilómetros cronometrados entre Riade e Wadir Ad Dawasir, encontrando já o terreno marcado pelos quatro primeiros concorrentes a entrarem na especial.

Antes disso, este sábado cumpre-se o dia de descanso da 48.ª edição do emblemático rali de todo-o-terreno, com os pilotos a aproveitarem para descansar e recuperarem as máquinas para a segunda metade da prova.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de Dakar

Notícias
Notícias Mais Vistas