Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Piloto português em 12.º na classificação geral
Seguir Autor:
O português João Ferreira (Toyota Hilux) chegou esta sexta-feira a liderar a sexta etapa no rali Dakar, na Arábia Saudita, mas um problema no diferencial traseiro do seu carro fê-lo abrandar o ritmo e terminar em quinto.
O piloto natural de Leiria, que este ano integra a equipa oficial da Toyota, concluiu a tirada entre Hail e Riade, com 915 quilómetros, a 04.56 minutos do vencedor, o qatari Nasser Al-Attiyah (Dácia Sandrider), novo líder da classificação geral, e ascendeu ao 12.º posto.
"Hoje tivemos um alarme de aumento da temperatura do diferencial traseiro, o que é normal na areia. Era um alarme de aviso, podíamos ter continuado a andar mais depressa mas optámos por reduzir o andamento", explicou o leiriense, de 26 anos.
Relacionadas
João Ferreira esteve na frente durante cerca de uma centena dos 326 quilómetros cronometrados desta sexta-feira mas acabaria por reduzir o ritmo com a entrada nas dunas de areia.
O português admitiu à agência Lusa que ainda pensou que poderia vencer a etapa mas revelou que não queria ser o primeiro em pista no domingo, na sétima etapa, após o dia de descanso que se cumpre este sábado.
"A dada altura ainda pensei que desse para vencer, vi que estava com um andamento forte. Mas ainda bem que baixámos o ritmo porque assim temos uma melhor posição de partida para a segunda semana", declarou.
João Ferreira terminou a primeira metade da prova que se disputa na Arábia Saudita até 17 de janeiro a cerca de meia hora do líder mas espera recuperar terreno na segunda semana da competição.
"A estratégia será tentar recuperar o tempo perdido nesta primeira semana, que foi positiva mas menos boa. Os furos foram o que ditaram a falta de andamento e alguma falta de confiança da minha parte por causa disso", explicou.
Agora, no domingo, será o quinto a sair para a pista para enfrentar os 462 quilómetros cronometrados entre Riade e Wadir Ad Dawasir, encontrando já o terreno marcado pelos quatro primeiros concorrentes a entrarem na especial.
Antes disso, este sábado cumpre-se o dia de descanso da 48.ª edição do emblemático rali de todo-o-terreno, com os pilotos a aproveitarem para descansar e recuperarem as máquinas para a segunda metade da prova.
Piloto português em 12.º na classificação geral
Piloto da Dacia Sandrider venceu a sexta etapa da prova
João Ferreira ficou em quinto e subiu ao 12.º posto na classificação
Português concluiu os 372 quilómetros da 5.ª etapa do Dakar a pouco mais de 6 minutos do vencedor
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica