Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Prova disputa-se até dia 17 na Arábia Saudita
Seguir Autor:
O piloto português João Ferrreira (Toyota Hilux) foi este sábado 12.º classificado no prólogo da 48.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que se disputa até dia 17 na Arábia Saudita.
O piloto leiriense concluiu os 22 quilómetros cronometrados com o tempo de 11.07,9 minutos, a 19 segundos do mais rápido, o sueco Mathias Ekstrom (Ford Raptor).
O norte-americano Mitch Guthrie (Ford Raptor) terminou na segunda posição, a oito segundos do companheiro de equipa, com o belga Guillaume de Mévius (Mini) em terceiro, também a oito segundos.
"O prólogo trouxe exatamente aquilo que antecipava antes da prova: o nível competitivo é muito elevado. Existem vários pilotos com capacidade para liderar e não vai existir espaço para qualquer desatenção", disse o piloto luso.
João Ferreira, que procura nesta edição melhorar o oitavo posto conseguido em 2025, considerou que "foi uma etapa curta e limpa", em que o carro esteve ao nível que ele gostaria. "Mais do que os tempos, o prólogo serve para percebermos se estamos no ritmo certo", afirmou João Ferreira, que compete pela quarta vez nesta prova.
O francês Sébastien Loeb (Dacia Sandrider) cedeu já 34 segundos ao ver-se apanhado pelo pó do sul-africano Henk Lategan (Toyota Hilux), outro dos candidatos à vitória, que furou e perdeu 1.38 minutos.
O prólogo de hoje não conta para efeitos da classificação dos automóveis, servindo apenas para definir a ordem de partida para a primeira etapa, no domingo.
Nas motas, contudo, o tempo do prólogo já conta para a classificação. Martim Ventura (Honda) foi o melhor representante nacional, na 21.ª posição, no seu ano de estreia.
O piloto da equipa oficial da Honda terminou o prólogo a 01.05 minutos do vencedor, o espanhol Edgar Canet (KTM), que somou o primeiro triunfo na competição.
O australiano Daniel Sanders (KTM), que defende o título, foi o segundo classificado, a três segundos de Canet, com o norte-americano Ricky Brabec (Honda) em terceiro, a cinco segundos.
Bruno Santos (Husqvarna) foi 25.º, a 1.12 minutos do mais rápido e Pedro Pinheiro (Husqvarna) o 66.º. Nuno Silva (KTM) foi 80.º.
Domingo disputa-se a primeira etapa do Dakar 2026, com partida e chegada em Yanbu, no noroeste da Arábia Saudita, com 305 quilómetros cronometrados.
Rali disputa-se até 17 de janeiro na Arábia Saudita
Equipa termina primeiro dia com os três pilotos a ocuparem os três primeiros lugares na categoria Stock
Prova disputa-se até dia 17 na Arábia Saudita
Entrevista ao piloto português da Toyota Hilux
'Telegraph' avança que Christopher Vivell ficou "impressionado" com a forma como o técnico do Fulham explicou como explorou as fragilidades dos red revils
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Arron Scholes recorreu às redes sociais para enviar um recado ao treinador do Manchester United
'The Telegraph' avança que Jason Wilcox sugeriu uma alteração para uma linha de quatro defesas, algo que o técnico português resiste