Português foi 7.º classificado na terceira etapa
O piloto português Gonçalo Guerreiro (Red Bull) ascendeu esta terça-feira ao segundo posto da classe Challenge, para veículos ligeiros, ao ser sétimo na terceira etapa do Rali Dakar de todo-o-terreno, que decorre na Arábia Saudita.
Gonçalo Guerreiro, que na segunda-feira tinha chegado ao terceiro lugar do pódio, continua em bom plano e, hoje, aproveitou uma etapa menos boa para os seus principais rivais e subiu mais um posto, ao ser sétimo, com mais 13.09 minutos do que o vencedor, o argentino Nicolas Cavigliasso (Team BBR), líder com um total de 20:24.43 horas, a 19.29 minutos de Ribeiro.
Igualmente bem na etapa esteve Luís Portela Morais (G Rally), que acabou logo a seguir a Gonçalo Ribeiro, com mais 13.14 minutos do que Cavigliasso, o que lhe permite subir um posto, para o sétimo, a 1:27.06 horas da liderança.
Nos automóveis, João Ferreira (Mini) voltou hoje a rodar perto dos primeiros, tendo terminado a etapa no quinto posto, a 3.15 minutos do vencedor, o sul-africano Saood Variawa (Toyota), resultado que lhe permite ascender três poições na geral, na qual ocupa agora o nono posto, já a 32.07 minutos do comandante, o também sul-africano Henk Lategan (Toyota).
"Foi uma etapa muito boa para nós, apesar da muita pedra e pó que encontrámos no início. Fomos rápidos e consistentes e chegámos ao destino muito satisfeitos com o resultado e a exibição. A equipa vai agora preparar o carro para a dureza dos próximos dois dias, disputados em formato maratona, quando voltamos a ser desafiados pela organização antes do merecido dia de descanso em Ha'il", afirmou o piloto, citado pela sua assessoria de imprensa.
Henk Lategan comanda a prova com um total de 19:04.53 horas, sendo agora secundado pelo qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia), a 7.17 minutos, enquanto o sueco Mattias Ekström (Ford) é terceiro, com mais 9.34.
Nos SSV, outra categoria dos veículos ligeiros, Alexandre Pinto (Old Friends) foi quarto, a 13.32 minutos do vencedor, o chileno Francisco Lopez Contardo (Can-Am Factory), mantendo assim o terceiro lugar na geral, a 1:12.34 horas do comandante, o francês Xavier de Soultrait (RZR).
João Dias (Santag) e João Monteiro (South Racing) concluíram a etapa no nono e 10.º lugares, respetivamente, sendo que Monteiro está no 13.º posto e Dias no 19.º da geral.
Nas motos, Rui Gonçalves (Sherco) continua a ser o melhor português, tendo hoje sido 15.º, o que lhe permitiu subir quatro lugares, para 19.º da geral. António Maio (Yamaha) foi 31.º, ocupando agora o 28.º lugar, enquanto Bruno Santos (Husqvarna) terminou no 44.º posto e é agora 35.º
Na liderança da geral continua o australiano Daniel Sanders (KTM), dominador nas etapas iniciais, mas que hoje concluiu a tirada apenas na 21.ª posição, com mais 14.49 minutos, tendo agora apenas 1.57 minutos de vantagem para o segundo classificado, o norte-americano Skyler Howes (Honda).
Na quarta-feira, disputa-se a quarta etapa da edição deste ano do Dakar, entre Al Henakiyah a Al'Ula, uma tirada maratona com 415 quilómetros cronometrados.
Última prova do Mundial
Prova disputa-se pelo sétimo ano consecutivo na Arábia Saudita
Motociclista luso morreu no dia 17 de outubro, na sequência de uma queda no Rali de Marrocos
Piloto português em choque com a morte do compatriota no Rali de Marrocos, onde também estava a competir
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam