O jovem português Diogo Ribeiro não se cansa de fazer história. Esta madrugada, na sua terceira final nos Mundiais de juniores, conquistou o terceiro ouro, agora ao triunfar nos 50 metros mariposa com um novo recorde mundial da categoria.
O jovem luso, de 17 anos, fez 22.96 segundos na sua prova, isto depois de nas eliminatórias ter feito 23,12 segundos, que na altura eram recorde dos campeonatos. Diogo Ribeiro é mesmo o primeiro júnior a baixar ao segundo 22, já que o anterior máximo mundial da categoria estava nos 23.05, na posse de Andrei Minakov.
Diogo Ribeiro venceu confortavelmente a final, deixando o checo Daniel Gracik, na segunda posição, a meio segundo (23,46), e o dinamarquês Casper Puggaard, no terceiro lugar, a um segundo (23,96), após abdicar da meia-final dos 100 metros livres, para a qual se tinha qualificado com o melhor tempo das eliminatórias, à frente do recordista mundial absoluto, o romeno David Popovici.
Após a conquista do terceiro título mundial, Diogo Ribeiro, visivelmente emocionado, agradeceu a quem o apoiou, nomeadamente na piscina peruana.
"Foi muito difícil, um ano muito tenso", referiu o nadador português, prometendo "habituar-se a este ritmo de vitórias".
O nadador do Benfica, de 17 anos, treinado por Alberto Silva, já tinha conquistado, na capital peruana, os títulos mundiais de juniores nos 50 livres e nos 100 mariposa.
WORLD JUNIOR RECOOOOOORD
Diogo Matos Ribeiro set a new record in the 50m butterfly Final with a time of 22.96!!! pic.twitter.com/HvsecEYsYO
Por RecordCompetição arranca esta terça-feira na Polónia
Competição arranca na terça-feira na Polónia
Olímpico não está em condições de participar na prova que arranca na terça-feira
A canadiana, vencedora de sete medalhas em Jogos Olímpicos, vai estar inelegível até julho de 2027
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Equipa sagra-se campeã da Conferência Este
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial