Camila Rebelo chegou esta quarta-feira a Portugal, depois de na véspera ter ganho uma histórica medalha de ouro nos Campeonatos Europeus de Natação, em Belgrado, onde bateu o seu o recorde nacional (2.09,84), ao completar os 200 metros costas em 2.08,95 minutos.
"Ainda não consigo pôr em palavras aquilo que estou a sentir, foi tudo tão rápido: ainda há três ou quatro dias estava em Serra Nevada a estagiar em altitude, venci no campeonato da Europa e agora já estou em Lisboa. Não consigo descrever", disse, na chegada ao aeroporto Humberto Delgado.
Visivelmente emocionada, a jovem portuguesa de apenas 21 anos abordou o seu momento de forma e, apesar de não garantir medalhas, deixou uma promessa para os Jogos Olímpicos de Paris, que se avizinham. "Fazer recorde pessoal não estando no pico de forma dá mais vontade de trabalhar e fazer cada vez melhor. Vou continuar a minha preparação até aos jogos, onde vou estar para levar as cores de Portugal o mais longe possível. Vai ser sempre a bombar!", brincou.
À espera da primeira nadadora lusa a conquistar o ouro em campeonatos europeus estava a família, vinda de Coimbra, pronta para receber a "pitbull da piscina". "Não há palavras, foi uma euforia lá em casa, era só gritar, bater palmas, chorar, foi mesmo espetacular", contou Regina, mãe da atleta natural da cidade dos estudantes.
Já no ano passado, a família Rebelo havia estado ali, no aeroporto, à espera de Camila, depois de um já honroso quinto lugar nos 200 metros costas nos campeonatos europeus de Otopeni, na Roménia."Foco, muita garra e uma grande preparação, ela é conhecida como a 'pitbull da piscina', e acho que foi isso que ela aplicou na corrida", apontou o pai, João, como segredo para a evolução da filha de um ano para outro.
Pronta para apoiar a nadadora na próxima aventura, em Paris’2024, a família não espera por medalhas e frisou que só lá estar já é um sonho, deixando ainda uma mensagem para a recordista nacional:"Ela é orgulho para nós, sempre a vi como uma estrela desde pequenina, estarei sempre orgulhosa dela, mesmo que não consiga chegar onde ela quer", confessou a irmã mais nova, Ângela.
Por: R.B.
Português terminou a final dos Mundiais em 7.º lugar
Em Singapura, Ana Castro foi 13.ª nos 400 livres
Olímpica de 29 anos quer ir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028
Técnico volta a um clube quem bem conhece
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Internacional espanhol ficou atrás de Ousmane Dembélé na corrida pela Bola de Ouro
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais
Craque do Barcelona ficou em 5.º lugar
Espanhol consagrado como melhor treinador na gala de entrega da Bola de Ouro