Depois de ter brilhado nos Nacionais chineses em maio, a jovem prodígio Yu Zidi foi confirmada nos Mundiais (absolutos) de Singapura, onde poderá lutar por pódios históricos... aos 12 anos!
A nadadora, que só completa 13 anos em outubro, está inscrita nos 200 metros mariposa e ainda nos 200 e 400 metros estilos na competição que arranca no final deste mês, podendo também integrar ainda as várias estafetas do programa.
No atual ranking mundial, Yu Zidi ocupa a 5ª posição nos 400 metros estilos e a 7ª nos 200 mariposa e a 19.ª nos 200 estilos. Devido às regras dos regulamentos, a chinesa poderá competir nos Mundiais absolutos por ter cumprido os mínimos de acesso, mas estará impedida de competir nos Mundiais juniores, uma vez que a idade mínima de participação nessa competição é de 14 anos.
Se a prodígio conseguir subir ao pódio nos Mundiais absolutos, vai tornar-se na mais jovem medalhada de sempre na competição. E, juntando as principais provas de natação sénior a nível global, igualará um feito só ao alcance da dinamarquesa Inge Sorensen, que nos Jogos Olímpicos de Berlim'1936 foi bronze nos 200 metros bruços... com 12 anos e 24 dias.
Por curiosidade, a nadadora mais jovem de sempre a participar nos Mundiais de natação a nível absoluto foi a Alzain Taraq, do Bahrain, em 2015, com apenas 10 anos.
A nível olímpico, a nadadora mais jovem de sempre a conquistar uma medalha de ouro foi a japonesa Kyoko Iwasaki, que ganhou os 200 metros bruços em Barcelona'1992, com 14 anos e 6 dias.
Canadiano ficou paraplégico aos 19 anos devido a um acidente de carro
European Aquatics, organismo presidido pelo português António José Silva, venceu um dos galardões
Olímpico do Benfica domina 50 metros livres e 50 mariposa
Olímpico prepara Europeu de piscina curta no Meeting Internacional do Algarve
Guarda-redes português, de 37 anos, está sem clube
Equipa foi reconhecida como campeã do futebol argentino através da tabela anual de pontos
Gestifute, a empresa do português, também venceu um galardão
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Treinador do Benfica foi preponderante na decisão de o médio optar por jogar pela seleção escocesa
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011