_
Victoria Kaminskaya, do Estrelas São João de Brito, bateu este domingo o recorde nacional absoluto nos 200 metros bruços, que já tinha quase 12 anos, durante a quarta jornada dos campeonatos nacionais de natação, que decorrem em Coimbra.
A nadadora conseguiu um tempo final de 2.28,92 minutos, numa prova muito disputada com a júnior Raquel Gomes Pereira, do Algés, que terminou em segundo, com 2.29,23 minutos - registo também abaixo do antigo recorde nacional absoluto e que é a melhor marca júnior de sempre.
O anterior recorde nacional absoluto, de 2.29,51 minutos, tinha sido estabelecido em julho de 2005, por Diana Gomes.
"Estava na minha mente [bater o recorde nacional]", admitiu Victoria Kaminskaya, em declarações aos jornalistas, sublinhando que veio a Coimbra focada nos 200 bruços e nos 200 metros mariposa.
A nadadora do São João de Brito deu também os parabéns a Raquel Pereira, que "está numa fase de crescimento e de evolução", considerando que é importante haver "ritmo de competição" nas provas nacionais.
"Não havia já há muitos anos atletas a nadar muito bem os 200 metros bruços", referiu, frisando que, apesar de a disputa entre as duas nadadoras ter ajudado, já tinha o "objetivo traçado".
Em terceiro lugar, na competição de 200 metros bruços, ficou Catarina Sequeira a cerca de dez segundos das duas primeiras classificadas.
Venceram ambos a prova dos 50 metros mariposa
Ema Conceição foi segunda nos 100 livres
Crimes terão ocorrido em Mulhouse mas também no estrangeiro. Filha do seu treinador tinha 13 anos
Nadador do Sporting completa distância em 5.25,37 minutos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Robert Moreno deixou o comando técnico do FC Sochi, da Rússia, em agosto do ano passado
Internacional português assinou um contrato de uma temporada com o clube do Cazaquistão
Subdiretor de Record revela novos dados sobre a situação no programa 'Mercado Now'
Jogador foi detido em Lisboa no final do ano passado