Norte-americano, o atleta olímpico mais medalhado de sempre, garante que "falar sobre saúde mental" lhe salvou a vida
Conhecido como um dos maiores desportistas da história, Michael Phelps contou, em declarações ao 'AS', que atravessou uma espiral negativa depois dos Jogos Olímpicos de Atenas'2004 e que, inclusive, precisou de procurar ajuda quando pensou em tirar a própria vida.
"Bati no fundo sem falar com ninguém. Depois, em 2008, caí na mesma espiral. Em 2014 aconteceu novamente e não queria estar vivo. Decidi ir a um centro de reabilitação para continuar a viver. Foi aí que passei os piores 45 dias da minha vida. Senti-me vulnerável pela primeira vez. Entrei com um 'escudo', não falava. Ao fim de três dias, baixei a guarda", começou por revelar o norte-americano, que conta com um total de 28 medalhas olímpicas.
Relacionada
E prosseguiu: "Agora olho-me ao espelho e vejo uma pessoa, não alguém com um chapéu e óculos de sol. Já não me assusta dizer nada. Oxalá as pessoas possam lutar como eu lutei. Uma a cada quatro pessoas tem um problema de saúde mental, como é possível não falarem? Naomi Osaka, Simone Biles... Levantaram a voz e partilharam as suas viagens. E isso salva vidas".
Apesar do enorme sucesso ao longo da carreira, Phelps assegura que nem tudo o que parece... é: "Pensei em suicidar-me e isso dá medo. Há luz ao fundo do túnel e quero incentivar as pessoas a lutar. Falar sobre saúde mental salvou-me a vida", rematou.
Anterior máximo já lhe pertencia e tinha sido obtido há um ano nos Nacionais de Tomar
Nadador do Benfica fixou a nova marca nos 50 metros livres em 21,15 segundos; nadadora do Sp. Braga baixou pela primeira vez da fasquia dos 30 segundos, com 29,98 nos 50 bruços
Olímpico do Benfica está recuperado após falhar Europeu de Lublin
Camila Rebelo, Ana Rodrigues, Ana Guedes e Mariana Cunha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'