O programa Conversas no balneário, idealizado e apresentado por Kevin Love, jogador dos Cleveland Cavaliers, da NBA, serviu para Michael Phelps voltar a falar sobre a luta que travou contra a depressão, que sofreu durante toda a carreira, e como se manteve em silêncio por medo.
"Prepararam-me para ser este atleta, esta pessoa, e depois de um tempo simplesmente cheguei a um ponto em que não gostava de ser quem era", confessou o ex-nadador e mais medalhado atleta da história dos Jogos Olímpicos, com 28 medalhas, sendo 23 de ouro, no programa de Love, cujo objetivo é precisamente dar voz aos problemas de depressão e ansiedade que afetam grandes estrelas do desporto mundial.
As confissões de Phelps revelam mesmo que passou o pior dos piores quanto a problemas psicológicos. "Queria ser quem sou e para conseguir isso cheguei a um ponto tão baixo que não queria simplesmente estar vivo."
O norte-americano de 33 anos, que abandonou a competição após os Jogos do Rio’2016, reconheceu que o facto de ser um desportista de eleição, de enorme sucesso, não o excluiu de sofrer de problemas que afetam qualquer pessoa.
"Podes ser o homem mais forte do Mundo, mas vais ter sempre estes problemas. Isso aconteceu comigo. Não quero que as minhas medalhas definam a pessoa que sou. Ter a possibilidade de salvar uma vida é melhor do que ganhar uma medalha de ouro."
Falar dos problemas
Michael Phelps confessou por último que lhe tem feito bem falar da depressão que sofreu, e voltou agora a fazê-lo no programa do jogador da NBA, que também passou pelo mesmo. Por outro lado, sabe que, ao falar, também está a ajudar outras pessoas.
"Apercebi-me de que, comunicando, falando sobre as coisas, sendo eu mesmo, ajudo muita gente. E, honestamente, estou a aprender a ser eu mesmo."
Anterior máximo já lhe pertencia e tinha sido obtido há um ano nos Nacionais de Tomar
Nadador do Benfica fixou a nova marca nos 50 metros livres em 21,15 segundos; nadadora do Sp. Braga baixou pela primeira vez da fasquia dos 30 segundos, com 29,98 nos 50 bruços
Olímpico do Benfica está recuperado após falhar Europeu de Lublin
Camila Rebelo, Ana Rodrigues, Ana Guedes e Mariana Cunha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'