Mais de 1000 atletas vão estar em ação na Madeira
O salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal recebeu esta sexta-feira a apresentação Campeonato da Europa de Masters de piscina curta, de 19 a 25 de novembro, e da última etapa da Taça do Mundo de águas abertas, prova de apuramento para o Mundial do Qatar.
No total, serão cerca de 1000 atletas que irão competir no primeiro Europeu Masters, sendo que Portugal tem inscritos 171 nadadores (113 masculinos e 58 femininos), em representação de 40 clubes.
Já a Taça do Mundo Funchal'2023 em águas abertas decorre a 2 e 3 de dezembro no Lido. A competição contará com as provas individuais masculina e feminina de 10km no sábado, 2 de dezembro, seguidas da estafeta 4x1500m misto no domingo, 3 de dezembro. Como o evento final da temporada de 2023, a World Aquatics irá atribuir os prémios de líder da temporada no Funchal. Serão 29 países na competição, com 185 nadadores no total, com destaque para os campeões mundiais e medalhados deste ano.
António José Silva, presidente da Federação da Portuguesa de Natação e presidente da LEN e vice-presidente da World Aquatics, mostrou-se entusiasmado. "Agradecemos ao Governo Regional, Câmara Municipal do Funchal e Associação Natação Madeira por apoiar a organização de grandes eventos internacionais. O Funchal é hoje uma cidade associada a grandes evento internacional. A Madeira sabe receber grandes competições e o primeiro Europeu Masters de piscina curta será, mais um sucesso organizativo. 1110 atletas, 432 clubes, 60% masculinos e 40% feminino. A Taça do Mundo de águas abertas será a maior de sempre jamais realizada a nível mundial com a presença de 200 nadadores, que irão tentar a qualificação para o Mundial do Qatar em fevereiro. Entre os nadadores presentes estarão os melhores atletas a nível mundial. Estão, assim, reunidas todas as condições para que Funchal, Madeira, Portugal possa receber a elite da natação mundial", referiu António José Silva, em declarações reproduzidas pelo site federativo.
Pedro Calado, presidente Câmara Municipal do Funchal, também mostrou-se confiante. "Estes eventos confirmam a excelência organizativas da Região, da Federação e da Associação. A edilidade agradece a todos os envolvidos que permitem a realização destes eventos. Este é um investimento que tem um elevado valor. Estamos agora a colher os frutos que plantamos em décadas", comentou na apresentação.
Técnico volta a um clube quem bem conhece
Nadador português, de apenas 16 anos, terminou as eliminatórias com 26,22 segundos
Português bate recorde pessoal de 1.51,20 minutos
Miguel Oliveira foi 39.º nas eliminatórias dos 100 costas em Otopeni
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra