Europeus de natação reagendados para maio de 2021

Competição adiada devido à pandemia da covid-19

• Foto: Ligue Européenne de Natation

Os Europeus de natação de piscina longa, saltos, artística e mar aberto, previstos entre 11 e 24 de maio deste ano, em Budapeste, foram reagendados para maio do próximo ano, igualmente na capital húngara, anunciou esta terça-feira a organização.

De acordo com um comunicado da Liga Europeia de Natação (LEN), a competição, que já tinha sido adiada para agosto devido à pandemia da covid-19, vai agora decorrer de 10 a 23 de maio de 2021, com a "total cooperação e concordância" da federação e do governo húngaro.

"Acreditamos que é realista ter esperança que em maio de 2021 a situação já esteja normalizada e que possamos organizar um evento de excelência", explicou o presidente da LEN, o italiano Paolo Barelli.

Solução diferente foi encontrada para as competições europeias de polo aquático da temporada 2019/2020, tanto masculinas como femininas, com todas a serem dadas como canceladas.

"Foi uma decisão muito difícil de tomar, mas tendo em conta as circunstâncias, foi a decisão apropriada. A principal preocupação é a saúde e a segurança de todos os atletas, treinadores e família da LEN. Com esta decisão, estamos a proteger todos e, ao mesmo tempo, arranjar tempo para iniciarmos a próxima época mais fortes", disse Barelli.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados -- nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América -- ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 251 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um 1.1 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Natação

Confiar no processo

Portugal entra forte em Tóquio, na perseguição de uma histórica final que ‘escapa’ desde 1984

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.