Histórico: Diogo Ribeiro campeão do Mundo dos 50 metros mariposa

Português ganha final com 22,97 segundos em Doha e conquista a primeira medalha de ouro de sempre para o nosso país em Mundiais de natação

A carregar o vídeo ...
Arranque mais difícil e final brutal: Foi assim que Diogo Ribeiro assinou a página mais brilhante da história da natação portuguesa

Histórico: Diogo Ribeiro sagrou-se esta segunda-feira campeão do Mundo dos 50 metros mariposa, com 22,97 segundos, o melhor resultado de sempre da natação portuguesa e um dos melhores no desporto nacional.

O português de 19 anos, que havia sido vice-campeão mundial em Fukuoka'2023 nesta distância, bateu o norte-americano Michael Andrew (23,07) e o australiano Cameron McEvoy (23,03).

Nas eliminatórias e nas meias-finais, o português havia feito 23,18 segundos.

Recorde-se que Diogo Ribeiro tornou-se o primeiro nadador português a qualificar-se para duas finais de Campeonatos do Mundo, depois de ter conquistado a medalha de prata em Fukuoka, em 2023, na mesma distância, onde estabeleceu também o atual recorde nacional, de 22,80 segundos.

O nadador do Benfica, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa nestes Mundiais, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris2024.

Veja os resultados da prova aqui

Do festejo na piscina à cerimónia de entrega das medalhas: as imagens do título mundial de Diogo Ribeiro
Por Diogo Jesus
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Natação
Notícias
Notícias Mais Vistas