1.ª mão do playoff de acesso ao Europeu
Portugal perdeu este sábado com a Eslováquia, por 16-4, no primeiro jogo do playoff de acesso ao Europeu de Barcelona'2018, numa partida disputada na piscina do Complexo Desportivo do Colégio de Lamas, em Santa Maria de Lamas.
À procura da estreia numa fase final do Europeu, a seleção lusa terminou o primeiro período a perder por 3-2, em oito minutos em que apenas por uma vez não esteve a perder (1-1), tendo Pedro Sousa e Tiago Parati feito os golos portugueses.
O segundo período acentuou as diferenças, com os eslovacos a aproveitarem que quase tudo correu mal à equipa nacional - desperdiçou um penálti por Miguel Mariana quando o resultado estava em 5-2 - para chegarem ao intervalo com uma vantagem mais confortável (6-2).
Com quatro golos nos primeiros 16 minutos, três deles em remates de meia distância, o eslovaco Marek Tkac materializou a vantagem física e técnica dos visitantes.
Com Tkac a fazer mais dois golos logo a abrir o terceiro período, a Eslováquia afastou em definitivo Portugal da luta pelo resultado, logrando um parcial de 8-1 (Pedro Sousa bisou perto do fim), fechando o marcador em 14-3
Nos derradeiros oito minutos registou-se um equilíbrio incomum, com os eslovacos a fazerem apenas dois golos depois de Pedro Sousa fazer o quarto da equipa nacional.
Em declarações à agência Lusa, o selecionador Fernando Leite culpou a "homogeneidade" eslovaca pela diferença grande no resultado, realçando o facto de, tirando o guarda-redes, "todos os jogadores terem feito golos".
"Trata-se de uma equipa muito forte, que sabe usar bem o físico dentro de água e que, no segundo período, nos afastou da zona de remate", salientou o selecionador português, que elogiou o desempenho nacional nos primeiros oito minutos "pelo equilíbrio que conseguiu dar ao jogo".
Para o jogo da segunda mão Fernando Leite expressou o desejo de "tentar encurtar a distância no marcador".
A segunda partida está agendada para 3 de março, em Kosice, na Eslováquia.
Olímpico do Benfica está recuperado após falhar Europeu de Lublin
Camila Rebelo, Ana Rodrigues, Ana Guedes e Mariana Cunha
Terceiro máximo nacional para a olímpica nos Europeus de piscina curta
Competição decorre em Lublin, na Polónia
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam