Seleção Nacional representada por quatro atletas na Madeira
A elite das águas abertas vai competir na Taça do Mundo do Funchal, este sábdo e domingo, no Complexo Balnear do Lido na Madeira.
Nesta última etapa da Taça do Mundo, vai ter o recorde de participação. Serão cerca cerca de 175 nadadores em competição (93 masculinos e 82 femininos), em representação de 29 países, com os campeões mundiais e medalhados deste ano a marcarem presença no Funchal (a única exceção é a brasileira campeã olímpica Ana Marcela).
A Seleção Nacional será composta por Diogo Cardoso (Sporting), Angélica André (FC Porto), Tiago Campos (CN Rio Maior) e Mafalda Rosa (CN Rio Maior), sob a orientação do selecionador Daniel Viegas e de João Viola (FCP) e Nuno Ricardo (CNRM), treinadores convidados.
Quanto às condições climatéricas na região, a temperatura da água está estimada nos 23 graus e, apesar de alguma instabilidade marítimo, a prova deve realizar-se dentro do habitual e sem problemas de maior, estando toda a segurança garantida pela organização.
A competição contará com as provas individuais masculina (9h00) e feminina (12h10) de 10km no sábado. No domingo será a vez da estafeta 4x1.500 metros misto (9h40).
"A Taça do Mundo de águas abertas será a maior de sempre jamais realizada a nível mundial com a presença de quase 200 nadadores, que irão tentar a qualificação para o Mundial do Qatar em fevereiro. Entre os nadadores presentes estarão os melhores atletas a nível mundial. Estão, assim, reunidas todas as condições para que Funchal, Madeira, Portugal possa receber a elite da natação mundial", afirmou António José Silva, presidente Federação Portuguesa de Natação.
Recorde-se que inicialmente esta etapa da Taça do Mundo estava agendada para a cidade israelita de Eliat mas, devido ao conflito com a Palestina, o local foi mudado para o Funchal. Pode acompanhar a prova em direto aqui
Técnico volta a um clube quem bem conhece
Nadador português, de apenas 16 anos, terminou as eliminatórias com 26,22 segundos
Português bate recorde pessoal de 1.51,20 minutos
Miguel Oliveira foi 39.º nas eliminatórias dos 100 costas em Otopeni
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra