Trilhos dos Abutres vai na sua 10.ª edição e decorre no fim de semana
Quase 2000 atletas de 19 nacionalidades participam na 10.ª edição da prova Trilhos dos Abutres (trail running), que decorre no fim de semana no concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, foi esta quarta-feira anunciado.
Segundo a Associação Abutrica, organizadora daquele que é considerado um dos maiores eventos nacionais da modalidade, disputado em plena Serra da Lousã, no sábado realizam-se duas provas, uma de 55 quilómetros (Ultra Trail) e outra de 30 quilómetros, e no domingo disputa-se o Mini Trilhos dos Abutres (21 quilómetros) e Trilhos Júnior.
Em conferência de imprensa, no auditório municipal de Miranda do Corvo, o presidente da associação, Tiago Araújo, frisou que a prova de 55 quilómetros vai apurar os campeões nacionais masculino, feminino e por equipas de Ultra Trail.
O dirigente disse à agência Lusa que o campeonato nacional vai ser disputado por 34 equipas masculinas e quatro femininas.
"No total das três provas temos 1.890 atletas, o que é um recorde de participação, e vão estar presentes no trilho dos 55 quilómetros todos os ex-vencedores das provas anteriores", sublinhou.
Nesta edição, "o número de atletas estrangeiros diminuiu, mas aumentou o número de nacionalidades", frisou ainda Tiago Araújo, salientando que o incremento se deveu ao aumento do número de vagas na prova de 21 quilómetros.
"O traçado do Ultra Trilhos dos Abutres foi concebido de forma a estar "presente o melhor percurso de todas as edições, com a fusão do percurso do Campeonato do Mundo de Trail Running (2019) e do clássico Ultra Trilhos dos Abutres", acrescentou.
A 10.ª edição da competição conta, também, com a Expotrail, que vai decorrer no interior do mercado municipal.
Nos dias 27 e 28 de setembro
Mattia Debertolis estava hospitalizado desde sexta-feira
Programa arranca na manhã de sábado, dia 27, e termina ao início da tarde de domingo
Eventos têm conquistado muitos adeptos
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma