RECORD - Detém o maior número de títulos no Nacional individual de bilhar às três tabelas (18). Qual o segredo do sucesso?
JORGE THERIAGA - A partir de uma certa altura torna-se uma rotina. O mais difícil é sem dúvida ganhar o primeiro. Depois é preciso ser muito teimoso e perseverante. É preciso estar em forma na altura dos campeonatos, e depois, com um bocadinho de sorte, as bolas ajudarem.
R - Já foram muitas as conquistas. O que é que ainda o motiva?
JT - Enquanto tiver disposição vou jogando. E é sempre melhor ganhar 19 que 18! O que é engraçado neste jogo é que após tantos anos ainda é possível progredir. O material vai evoluindo, assim como a técnica do jogo. Significa que a modalidade não estagnou. A motivação é que, para o ano, tudo pode ser diferente.
R - E agora. Quais os próximos objectivos e metas a cortar?
JT - O Campeonato do Mundo por equipas nacionais que se vai realizar em Março, na Alemanha, onde farei equipa com Manuel Fradinho. Já ficámos uma vez em terceiro lugar, com outra equipa já fui segundo, só me falta mesmo o ouro. Quando me inscrevo é sempre para ganhar. Não sei jogar de outra maneira.
R - Quais as razões pelas quais o bilhar não está tão implantado em Portugal como noutros países?
JT - Cá o bilhar é um desporto amador. Quando esta geração desaparecer, e se a Federação não apostar na formação e der condições, a modalidade vai acabar. Além disso, existem poucas mesas nos salões. O snooker é mais rentável. Talvez há 40 anos houvesse mais mesas em Portugal do que em França. Agora qualquer cidade francesa tem mais mesas do que no nosso país inteiro.
R - O facto de o snooker atrair mais os jovens é um factor importante?
JT - O bilhar às três tabelas tem uma geometria complicada de compreender. O snooker tem um objectivo fácil. Além disso, antigamente começava-se a jogar partida livre, depois à tabela, e depois começava-se às três tabelas. Hoje em dia os que aparecem entram logo para as três tabelas. É difícil estrearmo-nos em corridas de automóveis logo na Fórmula 1.
R - O que pensa da contratação de jogadores estrangeiros?
JT - O Sporting e o FC Porto têm alguns dos melhores do Mundo. Mas lamentavelmente alguns vêm cá para fazer meia dúzia de jogos. Seria interessante era vê-los cá todas as semanas. Às vezes ir buscar atletas com nome é só para assustar.
Médico Theriaga "passa" receita para o sucesso
Intuição, treino, estudo e capacidade mental. São estas as "quatro receitas" fundamentais para se atingir o estrelato, conforme explicou o médico Jorge Theriaga, considerado o melhor bilharista português de sempre, na especialidade de três tabelas. No passado fim-de-semana, no Estoril, destronou o companheiro de equipa e "amigo" Manuel Fradinho, mantendo "com muito orgulho", como afirmou, o título no Sporting, pelo 10º ano consecutivo.
Disputa do título de "Pool Bola 9" e muita brincadeira
Os 32 melhores jogadores de "Pool Bola 9" vão lutar pelo título de campeão nacional, nos próximos dias 21 e 22, no AlgarveShopping, numa verdadeira maratona de bilhar que terá início logo no dia 16. Estarão disponíveis mesas para os visitantes poderem testar a sua perícia e os mais audazes poderão desafiar os craques. Nem as famosas "Trick Shots" irão faltar. Prevista está também a realização de um "Open de Captação" de novos talentos.
Presidente dos EUA ameaça suspender construção do novo estádio dos Commanders caso não façam a mudança
Mike Raybeck 'Maxx Justin' foi atingido por um veículo enquanto vinha do trabalho
Final da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano num jogo disputado em Lisboa, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
João Tralhão, Pedro Machado e António Dias juntam-se ao português na Turquia