A Ângelo Felgueiras já só falta plantar a bandeira de Portugal no cume de Vinson, na Antártida, para atingir os "Seven Sumitts", meta a que se propôs em honra de uma causa nobre. O comandante da TAP de profissão e alpinista de coração alcançou o topo do Mundo na madrugada de segunda-feira, quando deu por si no alto dos 8.848 metros do Monte Everest.
Foi a sexta conquista de quem se comprometeu escalar o mais alto dos cumes de cada continente, e a cada passo e por cada metro conquistado há alguém que beneficia. Tudo porque cada metro, dos milhares já conquistados pelo alpinista português, será vendido ao preço da chuva. O Projecto Escalar por uma Causa lança o desafio:cada 100 centímetros vencidos por Ângelo Felgueiras valem um euro e o montante final reverte a favor da Escolinha de Rugby da Galiza, sediada em Cascais.
Armadilhas
Para tocar o céu nos Himalaias o alpinista português teve de medir forças com condições atmosféricas tais, que personificavam adversários de respeito e, por vezes, capazes de o fazerem tremer. "A subida foi muito dura", admitiu Ângelo Felgueiras, que na última quarta-feira se viu impedido de sair do campo base para regressar ao campo 2. O vento forte teimava em tornar a peripécia do português ainda mais fantástica. E foi só por alturas da passada sexta-feira que conseguiu abeirar-se do campo 3, onde descansou até sábado, o dia em que partiu à conquista do campo 4, situada a "apenas" 848 metros do cume.
Na madrugada de ontem conseguiu finalmente mirar o planeta do alto do seu pico mais elevado. E apesar de todas as armadilhas que a dura Natureza lhe semeou pelo caminho, fê-lo em tempo, alcançando o objetivo dentro do prazo previsto.
É por esta, e pelas outras cinco, que ao português só lhe falta o pico mais alto da Antártida, depois de já ter dado boa conta de si na duras missões anteriores. Pelas costas já viu o africano Kilimanjaro, o sul-americano Aconcágua, o europeu Elbruz, o norte-americano Denali, as Pirâmides de Carstensz, na Oceânia, e agora o asiático Evereste.
Presidente dos EUA ameaça suspender construção do novo estádio dos Commanders caso não façam a mudança
Mike Raybeck 'Maxx Justin' foi atingido por um veículo enquanto vinha do trabalho
Final da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano num jogo disputado em Lisboa, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos