Logo no dia da chegada não se falava de outra coisa que não fosse de ciclismo, mas desta feita de estrada. Lance Armstrong estava a participar na "Cape Argus cycling race", a mais participada prova de estrada da África do Sul e das maiores do Mundo, com 35.000 participantes a competirem nos 109 km que percorrem a península do Cabo. Armstrong participou para promover a fundação "Livestrong" mas acabou por andar lá bem na frente! Passados 5 dias em terras sul-africanas, o estágio de preparação e adaptação programado parece fazer mais do que nunca sentido.
Na 2.ª feira efetuámos o reconhecimento dos segmentos mais técnicos da 1.ª etapa, num treino de cerca de 3 horas e na 5.ª feira estivemos durante cerca de 2.30 horas nos "single-tracks" rochosos da 8ª e última etapa. Depois dos últimos 6 meses a treinar e competir em condições extremas de humidade e lama em Portugal, tivemos de voltar a aprender a andar na areia, gravilha, pedras soltas, rochas, e ao calor! Na Cidade do Cabo, à beira mar, as temperaturas têm rondado os 28-30ºC, mas apenas 60 km para o interior, onde as etapas irão decorrer, temos diariamente enfrentado temperaturas acima dos 40ºC. O 4.º dia de estágio foi para nós um marco histórico! Estivemos no Cabo da boa Esperança e sentimos enorme orgulho de sermos portugueses!
A passagem de Bartolomeu Dias e Vasco da Gama por aquela Cabo, cerca de 500 anos antes, não foi esquecido e existem vestígios históricos e referências um pouco por toda a parte do enorme parque natural onde fico situado "Cape Point". O "Projeto Portugal na África do Sul" foi neste dia uma realidade que sentimos bem presente. O dia de hoje foi de descanso total e não pedalámos. Foram efectuados últimos acertos nas bicicletas e substituição de algumas peças que já apresentavam desgaste depois de 5 treinos. As descidas muito prolongadas e técnicas consomem as pastilhas de travão em poucas horas, e as correntes e cassetes sofrem imenso devido às condições muito secas, e ao pó constante. Estivemos pelo primeiro dia na zona do secretariado da competição e a animação é enorme na "Waterfront" da Cidade do Cabo.
A quantidade de duplas a circular pela cidade é enorme e os ciclistas estão sempre 2 a 2, como se de alguma forma já estivessem a ensaiar as condições da prova! A poucos minutos da "waterfront" tivemos oportunidade de ver o estádio que irá acolher 8 dos jogos do Campeonato do Mundo. Ainda com obras a decorrerem, parece mesmo assim que todos estão prontos para receber os milhares de fãns esperados. Ontem foi dia de briefing técnico e de receber o último material e informações antes da etapa de Domingo. Sentimos para já que estamos preparados, mas que o desgaste irá ser enorme!
As situações de treino foram um indicador excelente, mas em 2.30 horas ou 3 de treino, consumimos sempre toda a reserva de água que transportávamos (2,25 L cada um) e apenas efectuámos cerca de 40km em cada sessão, sendo então de esperar 5 a 6 horas de esforço diários tendo em conta os 90 a 120 km por etapa.
Presidente dos EUA ameaça suspender construção do novo estádio dos Commanders caso não façam a mudança
Mike Raybeck 'Maxx Justin' foi atingido por um veículo enquanto vinha do trabalho
Final da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano num jogo disputado em Lisboa, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United