Cerca de 70 nadadores de 18 países participam a 15 de Outubro, na Baía de Setúbal, na prova internacional da Taça do Mundo de Águas Abertas, que pela primeira vez se realiza em Portugal, foi hoje anunciado.
Nuno Vicente, do Clube de Natação de Torres Vedras, e Miguel Arrobas, da Associação de Nadadores dos Estoris, os dois nadadores portugueses que em 2007 vão tentar a travessia do Canal da Mancha, que liga as costas da França a Inglaterra, vão estar entre os participantes.
O búlgaro Petar Stoychev e a alemã Britta Kamrau-Corestein, líderes dos "rankings" mundiais, participam igualmente na prova, 19¦ e última etapa do circuito mundial de 2006.
Na cerimónia de apresentação, o presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, referiu que "a expectativa de Portugal para a organização deste evento é enorme" por se tratar "da última e da mais importante das 19 provas".
Paulo Frischknecht explicou que a natação em águas abertas é a mais recente disciplina integrada no programa olímpico e em 2008 será uma das modalidades dos Jogos Olímpicos de Pequim.
De acordo com o mesmo responsável, a disciplina águas abertas começou a ser praticada há 130 anos, mas foi em 1990, na Austrália, que se tornou uma prova a nível internacional.
Também presente na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, relevou que a cidade vai continuar a candidatar-se a esta prova internacional nos próximos anos.
A prova internacional da Taça do Mundo de Águas Abertas vai decorrer na Baía de Setúbal e terá uma distância de 10 quilómetros.
Presidente dos EUA ameaça suspender construção do novo estádio dos Commanders caso não façam a mudança
Mike Raybeck 'Maxx Justin' foi atingido por um veículo enquanto vinha do trabalho
Final da 15ª edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano num jogo disputado em Lisboa, no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Sem opção de compra