Triatlo: Ricardo Costa venceu prova em Idanha-a-Nova

Myke Tyson não está de visita a terras lusas e muito menos vamos falar de heróis de banda desenhada Marvel. Mas já imaginou nadar 3800 km, pedalar 180 km e ainda correr uma maratona (42,2 km) tudo num só dia?

Pois são estas três provas que constituem o Homem de Ferro, versão portuguesa do mítico 'Ironman', a mais importante prova de triatlo de longa distância do mundo, que se realizou ontem, e pela primeira vez em Portugal, em Idanha-a-Nova (Castelo Branco).

Com a presença de 50 atletas, entre portugueses e estrangeiros, a vitória teve sabor luso e Ricardo Costa subiu ao pódio depois de 8h58m a nadar, pedalar e correr sob abrasadores 45 graus de temperatura. O tiro de canhão suou pelas 6h30m da manhã na barragem de Penha Garcia, e os 3,8 km de natação foram cumpridos em 50m26s.

No ciclismo, Ricardo Costa pedalou rápido e terminou os 180 km em 4h58m33s. A etapa final, a maratona, durou 3h08m23s.

Naturalmente estafado à chegada, o homem de ferro português confessou a Record que, apesar da vitória, a prova podia ter corrido bem melhor:

"Nas provas de natação e bicicleta não tive problemas mas no final da corrida senti muitas dores musculares pelo que o meu tempo podia ter sido melhor.” Não sendo um novato nestas andanças, Ricardo Costa realçou as diferenças entre a prova portuguesa e as internacionais em que já esteve presente, nomeadamente no Havai: "Não tem nada a ver. A primeira vez que fui a uma prova internacional fiquei chocado. A resistência é levada aos limites para se vencer. É de uma violência extrema."

A medalha de prata coube a outro português, Paulo Gonçalves, que disputa pela oitava vez o 'Ironman', totalizando 9h11m, relegando o espanhol, Iñigo Borderas, para o terceiro lugar do pódio. Helena Medeiros, a primeira das três mulheres presentes na competição, terminou a prova em 12h31m provando ser uma verdadeira “mulher de ferro”.

A filosofia inerente a uma prova cuja resistência física e mental ultrapassa a do comum dos mortais está bem explícito nas palavras do “Homem de Ferro” norte-americano Dave Scott, seis vezes campeão no Havai: " O sofrimento é temporário, mas a glória, essa, é eterna."

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Outras
Notícias
Notícias Mais Vistas