Com uma facilidade inesperada, conforme se atesta pelo expressivo resultado de 106-64, Angola conquistou o torneio masculino de basquetebol da 2.ª edição dos Jogos da Lusofonia, ao bater Cabo Verde na final, realizada em Almada.
Depois de na véspera terem sentido muitas dificuldades para se desembaraçar do Brasil, os angolanos, orientados pelo técnico português Luís Magalhães, precisaram apenas de 4-5 minutos para demonstrar que não iam ter problemas de maior para assegurar a medalha de ouro.
Jeff Xavier, um base de inquestionável valia, ainda começou por fazer sonhar a formação de Cabo Verde, mas Armando Costa, Olímpio Cipriano, Carlos Morais e a restante "armada" angolana não permitiram que os opositores pudessem protagonizar uma segunda surpresa. O feito da véspera - quando derrotaram Portugal na meia-final por 1 pontos (67-66) - não iria ter continuidade.
Com uma larga vantagem no "placard", a segunda parte dos angolanos foi feita em ritmo de treino, embora apostando sempre nos lances espectaculares para gáudio da imensa legião de adeptos que se deslocou a Almada. Cabo Verde, de forma digna, batalhou, mas sem hipóteses.
Portugal em terceiro
Antes da final, Portugal - em preparação para a fase adicional de qualificação para o Europeu'2009 - redimiu-se do deslize da véspera e suplantou o Brasil, no duelo pela medalha de prata, por 95-71.
Numa jornada de franca inspiração nos "tiros" longos (27-17 em triplos), Portugal resolveu o assunto logo no segundo período. Um parcial de 30-18 deixou a equipa comandada por Moncho López com 14 pontos de vantagem ao intervalo (53-39).
Carlos Andrade (20 pontos, com 7-6 em triplos em escassos 23.35 minutos) e João Santos (22 pontos e 7 ressaltos) foram os melhores jogadores em campo, embora todo o conjunto luso se tenha apresentado de forma agradável. E a vitória foi tão fácil que peças fulcrais como José Costa ou Elvis Évora limitaram-se a jogar 6 e 5 minutos...
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom