O Brasil, com um total de 75 medalhas, e Portugal, com 71, dominaram a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, marcados também pela franca adesão de público e por quatro casos confirmados de Gripe A (H1N1).
O Brasil conquistou um total de 75 medalhas, entre 12 países, mais 4 do que a representação de Portugal, mas com uma diferença significativa no "ouro": 33 contra 25 averbadas pelos atletas portugueses.
Se Portugal, com um total de 33 medalhas de prata, registou mais 11 do que o Brasil, no bronze os brasileiros voltaram a ter a vantagem, conquistando 20, mais 7 do que os portugueses.
Domingo, o último dia do evento multidesportivo - que decorreu durante uma semana na região de Lisboa - foi favorável a Portugal, que conquistou mais quatro medalhas de ouro. A selecção portuguesa feminina de basquetebol arrebatou uma, outra foi conquistada no voleibol de praia masculino e duas nas provas de estrada de atletismo, com a veterana campeã olímpica Fernanda Ribeiro a vencer a competição reservada às mulheres e Rui Pedro Silva a impor-se entre os homens.
Angola, que contabilizou a quarta medalha de ouro na última prova do programa, no basquetebol masculino, após ter vencido Cabo Verde na final, classificou-se no terceiro lugar no quadro das medalhas, com um saldo de 14.
Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e Timor-Leste, pelo contrário, não somaram qualquer medalha nos Jogos da Lusofonia Lisboa'2009, que contou com a presença de mais de um milhar de atletas.
Numa edição em que Brasil e Portugal também repartiram o domínio no atletismo, Cabo Verde foi o surpreendente vencedor no futebol, com Portugal a ter de se contentar com a medalha de prata, depois de ter sido batido pelos cabo-verdianos na estreia.
No futsal, a selecção de Portugal também se resignou ao segundo lugar do pódio, com o Brasil a confirmar o favoritismo e a conquistar o ouro.
A competição ficou marcada pela escassez de público, apesar de algumas poucas excepções, com destaque para o basquetebol masculino, com boas assistências nas bancadas do Pavilhão Cidade de Almada.
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United