No passado domingo à noite Francisco "Fraram" Ramalho surpreendeu o mundo do poker ao tornar-se no primeiro português a vencer um Sunday Million da PokerStars.
Uns dias depois, o engenheiro de profissão, "mais habituado a postos de gestão" ou a "gerir empresas sozinho", falou sobre a vitória, revelando ainda o seu lado mais pessoal, mas sem nunca perder o poker de vista.
"Comecei por jogar poker online há cerca de um ano. Vi um programa na televisão e decidi procurar na internet o que havia sobre o assunto, para experimentar. Achei piada e decidi comprar alguns livros para aprender as bases e começar a jogar", revelou "Fraram", adiantando ainda que o faz "basicamente na PokerStars, um site mais interessante pelo número de jogadores envolvidos e pelas opções de participação que qualquer jogador dispõe".
"Fraram" considera-se alguém "ainda demasiado inexperiente para poder ter uma visão completa sobre o jogo", mas sempre vai dizendo que "uma mente bem ginasticada, conhecimentos de cálculo matemático, frieza, visão estratégica e uma constante análise dos adversários", são características a não desprezar por um jogador de poker.
Serão certamente estes e muito outros atributos que fazem de Bertrand "Elky" Grospellier o jogador favorito do português: "Posso estar a ser faccioso, mas considero que o 'Elky' é, ou vai ser, o melhor jogador de todos os tempos. Ele está para o poker como o Tiger Woods está para o golfe."
Quanto ao prémio que arrecadou, uns fantásticos 190.113.65 dólares, "Fraram" revelou que não fará com ele "nada de anormal", preferindo "investir, comprar material para facilitar a vida no jogo e ficar com algum para tentar realizar se este foi ou não um caso único".
Um verdadeiro caso único parece ser o estado em que ficou o sítio que "Fraram" escolheu para jogar o Sunday Million. "Não queiram saber o cheiro que o meu escritório tinha quando acabei o torneio", confidenciou o portuense, adiantando que nem teve tempo para grandes comemorações: "Tomei banho e fui de viagem até Lisboa porque tinha trabalho para fazer."
Ainda a digerir os louros da vitória que o tornaram no português de maior sucesso num Sunday Million da PokerStars, "Fraram" anunciou um sonho: "Antes de tudo, gostaria de participar num European Poker Tour. O resto, logo acontecerá."
O triunfo de Francisco "Fraram" Ramalho colocou a bandeira de Portugal no topo do mundo do poker, confirmando a espectacular expansão da modalidade no nosso país, à qual se juntou o estrondoso sexto lugar de Rui "Arise" Milhomens, no EPT londrino.
A viver dias de festa, "Fraram" não esqueceu a proeza do jovem de Ovar, a quem não deixou de "enviar os parabéns", através desta entrevista.
Receitas vão servir para ajudar pessoas necessitadas durante a pandemia
“Agora, quando estou com os meus amigos, calculo quais são as hipóteses de algo vir a correr mal”, revela
Nasceu na Holanda, mas tem nome português. A ex-campeã olímpica quis ser médica, mas virou... jogadora de póquer
O jogador de poker Pedro Oliveira ficou em 11.º lugar no torneio mundial de Los Angeles
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes