Chove em Santiago é título de um célebre filme de Helvio Soto, realizado há 40 anos, que retratou o golpe militar que derrubou Salvador Allende e colocou no poder um dos mais sanguinários ditadores da História do século passado. O título foi a palavra de ordem da operação militar comandada por Pinochet, que contou com o apoio inequívoco dos EUA.
O golpe finalizou com o assalto ao palácio de La Moneda e com o assassinato de Allende. Foi a 11 de Setembro de 1973.
Hoje não chove em Santiago. A ditadura acabou. A Moneda pode ser visitada e uma estátua de Allende imortaliza aquele que foi o lider da Unidade Popular.
O Chile mudou e a capital é uma cidade fervilhante. O comércio mostra vigor, apesar de ter diante da porta uma enorme concorrência a qual, todavia, ninguém reprime. Os cafés estão cheios, as esplanadas ocupadas de gente que aproveita a amena temperatura trazida pela Primavera. Os turistas, em especial brasileiros, enchem museus, galerias e acabam todos no Mercado Central, em restaurantes de duvidosa qualidade mas very typical. O cheiro a peixe é incrível. O marisco sensaborão.
No regresso de Santiago, viemos via Charles de Gaulle, via Paris, esta Paris que, hoje, chora os seus mortos...
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United