José Farinha: «Ação de promoção inédita em Portugal»

O diretor da Rip Curl Portugal disse esperar que o investimento na ordem dos dois milhões de euros para a organização da nona etapa do Circuito Mundial ASP de Surf, na praia de Supertubos, em Peniche, proporcione um retorno bastante superior. José Farinha faz votos para que "seja uma ação de promoção inédita em Portugal, onde o futebol abafa tudo o que é media, e concretize um ponto de viragem para o surf".

"O retorno do investimento feito pela Rip Curl, como o apoio do Turismo de Portugal, da TMN e da Buondi só será mensurável no final, porque depende da qualidade das ondas e do modo como vai ser vivida a prova. Mas acreditamos que possa ser de 20, 30 ou 40 vezes mais do que o investimento", explicou à Lusa admitindo que seria uma "vantagem se fosse coroado o campeão do Mundo".

Na oitava passagem do Circuito Mundial masculino por Portugal, depois de provas na Ericeira (1989 e 1990, ambas antes da separação entre o circuito WCT e WQS), Sintra e Figueira da Foz, Supertubos vai acolher, entre 19 e 30 de Outubro, pela primeira vez uma etapa do "grande circo" do surf Mundial. Também inédita é a realização na Europa do Rip Curl Search Pro, na sua quinta edição, depois de ter tido como palco praias na Ilha de Reunião (2005), México (2006), Chile (2007) e Indonésia (2008).

Além de Supertubos, a organização da única etapa "dinâmica" do circuito tem estrutura montada, em alternativa, na praia do Lagido e dispõe ainda de um camião de apoio para, em caso de o mar não ter condições para a prova, procurar outro destino a Norte do Baleal. Só a logística da prova envolveu 120 pessoas, por parte da Rip Curl, que apresentou um orçamento de 2 milhões de euros, que só não inclui as viagens dos surfistas e das equipas técnicas, que se deslocam por contra própria ou mediante apoios dos patrocinadores.

"A logística já não é uma grande dor de cabeça porque é tudo coadjuvado a nível central e nós já temos até uma agência de viagens dentro da própria Rip Curl", acrescentou José Farinha. O director da Rip Curl Portugal espera a presença de "20 a 30 mil pessoas", admitindo que este número cresça até "200 mil se a competição se prolongar para sábado (24 de outubro), quando a organização promove um festival de música".

"Vão estar mais de 500 pessoas só da organização, incluindo os 120 elementos do 'staff' envolvidos na logística, mais convidados e os surfistas", sublinhou José Farinha, antevendo que as unidades hoteleiras "estejam esgotadas numa área em redor de 50 quilómetros" e que o trânsito possa provocar "engarrafamentos gigantes" no acesso a Peniche.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Rip Curl Search Pro - As opiniões Notícias
Notícias Mais Vistas