Portugal vence primeira partida do Grupo A por 18-12
A seleção feminina portuguesa de polo aquático venceu esta sexta-feira, por 18-12 (4-6, 6-2, 4-2 e 4-2), a República Checa, na primeira partida do Grupo A do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa.
Nas Piscinas Municipais das Manteigadas, em Setúbal, a equipa nacional esteve a perder 4-1 e terminou o primeiro período em desvantagem (6-4), mas reagiu de forma categórica no segundo parcial, conseguindo operar a reviravolta para 10-8.
Carolina Magano, autora de quatro golos no encontro, pôs Portugal a ganhar pela primeira vez (7-6) e foi decisiva para o parcial de 6-2 no segundo período. Nos terceiro e quarto tempos, o conjunto treinado por Ferran Pascual voltou a ser superior e alcançou um duplo 4-2.
No plano individual, Madalena Lousa (quatro golos), Alice Rodrigues e Beatriz Pereira (ambas com três) também estiveram em evidência. Do lado das checas, Nikola Busauerova, com cinco golos, foi a melhor marcadora do jogo.
Na partida que pode assegurar o apuramento para o Europeu de polo aquático, Portugal defronta a Roménia no domingo (10:00). No sábado (15:00), também em Setúbal, as romenas jogam com a República Checa.
Declarações
- Ferran Pascual (selecionador de Portugal): "A República Checa tinha o jogo bem preparado e a nossa defesa bem estudada. Tivemos de fazer ajustes, alterámos em termos táticos e aumentámos a intensidade da nossa pressão. Foi aí que passámos para a frente do marcador.
Acho sempre que podemos fazer melhor. Nos terceiro e quarto períodos, com um pouco mais de paciência, ainda podíamos ter melhorado e ganhado por números superiores.
A equipa tem muito mérito por ter começado a perder por três golos e conseguir manter a calma. Impusemos o ritmo de jogo e, no final, marcámos os golos que tínhamos que marcar. Foi fantástico, cada uma fez o seu trabalho.
[Jogo de domingo com Roménia] Disse às meninas que temos dois jogos e não um. Hoje era para ganhar e, se perdêssemos, também era para jogar no domingo e ganhar. Ficar em primeiro lugar no grupo é importante.
No domingo, para nós, é uma final. Vamos tentar ganhar e ficar em primeiro lugar do grupo, que é muito importante para nós. No último europeu, a Roménia ficou em 14.º, portanto, o seu nível deve ser alto, tal como a República Checa. O nível de uma e outra equipa é muito parecido. Perspetivo um jogo semelhante a este, mas acho que se mantivermos este ritmo na pressão, no contra-ataque e esta entrega de todas as jogadoras podemos ganhar".
- Carolina Magano (jogadora da seleção nacional): "Entrámos no ritmo de jogo e conseguimos o objetivo de vencer. Preparámo-nos muito bem para este estágio e, depois de um início em que não estivemos tão bem, jogámos em equipa e lutámos até ao fim, conseguindo vencer.
[Fez três golos seguidos que permitiram passar para a frente do marcador] Sim, mas não conseguia fazê-los sem a equipa. Todas lutamos pelo mesmo e não conseguia fazer sem o apoio e confiança das minhas colegas.
[Jogo com Roménia que pode garantir apuramento para Europeu] Não sabemos muita coisa acerca da Roménia, mas vamos lutar e prepararmo-nos para o jogo. Amanhã (sábado) vão jogar contra a República Checa e nós vamos estar presentes para ver o jogo.
[Joga nos Estados Unidos e regressa a Portugal para atuar pela seleção] Estou em Los Angeles na LMU (Loyola Marymount University). Já completei dois anos e faltam-me outros dois. Está a correr tudo muito bem. Sempre foi e será incrível voltar para Portugal e representar o meu país. Tenho sempre saudades de voltar. Não tenho palavras para explicar o que sinto ao jogar por Portugal".
Vimaranenses batem Paredes por 20-7
Águias batem Cascais Water Polo e erguem o troféu pela 7.ª vez consecutiva
Diante das espanholas do Tenerife Echeyde
Aguarda agora pelo encontro deste domingo, com o Tenerife Echeyde
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal