Seleção foi derrotada por 17-13
A seleção portuguesa masculina de polo aquático perdeu hoje com Malta por 17-13, no segundo jogo do Grupo D de apuramento para o Europeu 2026, e já não conseguirá chegar à fase final do torneio.
Depois da derrota ante França (19-7), na véspera, a equipa lusa não conseguiu hoje bater os anfitriões da 'poule' de apuramento, a disputar-se em Gzira, depois de ser inferior nos primeiros períodos (4-0 e 3-6), não chegando a recuperação nos dois complementares (3-5 e 4-5).
Com duas derrotas averbadas, Portugal fica de fora, antes do jogo de quarta-feira ante a Ucrânia, uma vez que franceses e malteses garantiram já os dois primeiros lugares e os consequentes apuramentos para Budapeste2026.
"Foi um resultado que não queríamos. Não conseguimos encarar o início de jogo de forma eficiente. Assumo a responsabilidade do resultado, das escolhas táticas e das substituições", declarou o selecionador, Fernando Leite, citado pela Federação Portuguesa de Natação.
Leite lamentou a "taxa de eficácia tão baixa" quando em superioridade numérica e o 'fator casa' de Malta, algo de que Portugal beneficiou com a seleção feminina, que se apurou em Setúbal para o Europeu.
Em destaque esteve o capitão Pedro Sousa, com três golos, em partida com nove marcadores diferentes para a equipa das 'quinas', enquanto Steven Camilleri, com quatro tentos, foi o mais eficaz no jogo.
Equipa portuguesa concluiu o Grupo C da primeira ronda na 3.ª posição
Vimaranenses batem Paredes por 20-7
Águias batem Cascais Water Polo e erguem o troféu pela 7.ª vez consecutiva
Diante das espanholas do Tenerife Echeyde
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões