Aumento de 20 para 24 seleções pode acontecer já no próximo Mundial e beneficiar Portugal
O presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, Carlos Amado da Silva, acredita que o alargamento para 24 equipas no próximo Mundial está fechado e que pode vir a beneficiar os Lobos.
"Eu não mando nada, mas a impressão geral é que o alargamento está feito. No corredor já me disseram que os 24 estão conseguidos, mas não me disseram qual era o procedimento seguinte", disse à agência Lusa.
O Mundial de França, que está a decorrer, teve 20 equipas, mas o alargamento pode acontecer já em 2027, no Mundial da Austrália, não se sabendo ainda a fórmula de qualificação.
"Parece que a ideia é os quatro primeiros de cada grupo serem apurados diretamente e depois ficavam oito lugares para os apuramentos regionais. Daí a minha pressão ontem [domingo], e de todos, porque queríamos ganhar, mas era importante fazer um ponto de bónus para ficar à frente da Geórgia, porque o quarto lugar nos poderia dar a presença direta na Austrália. Mas se não for direta, vamos lá estar na mesma, porque vamos à Austrália", assegurou.
Uma não presença no próximo Mundial seria, de acordo com Amado da Silva, "um fracasso completo", depois de todos os elogios recebidos em França pela prestação da seleção portuguesa.
"As Seis Nações também estão a ser pressionadas para alargar um pouco, para entrarmos nós e a Geórgia, e até a Espanha, que é um país com grande potencial e que se vai afirmar", referiu.
Triunfo por 34-10
Final estabeleceu um novo recorde mundial de assistência em partidas de râguebi feminino, com 81.885 espectadores a esgotarem a lotação de Twickenham, a catedral do râguebi inglês
As inglesas, que venciam por 7-5 ao intervalo, dispararam no marcador na segunda parte
Aldeia alentejana com 80 habitantes faz história
UEFA já tem em cima da mesa uma proposta da Superliga
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Vice-campeão do Mundo pela Holanda em 2010 em entrevista a Record
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão