A medida faz parte do desenvolvimento estratégico do organismo que tutela a modalidade
Os jogos do European Championship de râguebi, onde participa a seleção portuguesa e que servem que qualificação para o Mundial de 2023, vão contar com videoárbitro (TMO) a partir do próximo ano, anunciou esta quinta-feira a Rugby Europe.
A medida faz parte do desenvolvimento estratégico do organismo que tutela a modalidade a nível europeu, à exceção das seleções do torneio das Seis Nações, e é "muitíssimo boa", mas levanta algumas questões logísticas para a Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).
"É uma medida que beneficia toda a gente. Basta lembrar que há uns anos ficámos fora de um Mundial devido a dois ensaios na Rússia, um nosso que não foi considerado e um deles que devia ter sido invalidado", recordou o presidente da FPR, Carlos Amado da Silva, em declarações à agência Lusa.
O líder da FPR concorda que a medida vai aproximar mais as seleções do European Championship do nível superior, no qual o râguebi "tem uma grande tradição nesta matéria do TMO (Television Match Official)", um aspeto que ganha importância "numa altura em que se disputa o apuramento para o Mundial", mas levanta alguns problemas ao organismo.
"São necessários meios. Precisamos não só de equipamentos, mas também de pessoas que os saibam utilizar. São necessárias seis câmaras, um gabinete para o TMO, que não estamos ainda a ver onde. Estamos a preparar-nos para corresponder às exigências, mas teremos de ser apoiados pelo IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude], e pela própria Rugby Europe", explicou Amado da Silva.
O râguebi é uma das modalidades com maior implementação do vídeoárbitro, sistema que foi utilizado, pela primeira vez, em 1995, e desde então tem sido elemento indispensável das grandes competições a nível global, como o Campeonato do Mundo, o torneio das Seis Nações ou o Rugby Championship (do hemisfério sul).
Será, no entanto, a primeira vez que o TMO é introduzido numa competição de seleções organizada pela Rugby Europe, que tutela a modalidade a nível europeu, com exceção dos países do torneio das Seis Nações: Inglaterra, Irlanda, Escócia, Gales, França e Itália.
Aldeia alentejana com 80 habitantes faz história
Australiano estava hospitalizado com uma infeção bacteriana desde abril
Galês está de volta à modalidade após experiência falhada na NFL
Portugal perdeu por 106-7, naquele que foi o desaire mais pesado da história da Seleção
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United