Rodolfo Ambrosio analisou sorteio para o torneio que decorre na Austrália
O selecionador de râguebi do Uruguai lamentou esta quarta-feira ter de defrontar Portugal no Mundial Austrália'2027 e admitiu que a seleção lusa era uma das que preferia evitar no Pote 4 do sorteio, que se realizou em Sydney.
"Tivemos azar porque as únicas duas equipas que não queríamos apanhar eram Portugal e Samoa, pois eram as mais fortes do Pote 4. Vai ser muito difícil ganhar-lhes e conseguir um ponto de bónus. As outras equipas tiveram mais sorte", lamentou Rodolfo Ambrosio, em Montevideu, em reação ao sorteio realizado esta manhã.
Portugal e Uruguai integram o Grupo D, que inclui ainda Escócia e Irlanda, mas o técnico focou as atenções nos Lobos. "As minhas recordações sobre Portugal no Mundial2023 estão bem vivas, quando venceram as Fiji e estiveram muito perto de bater a Austrália. Em 2027 vão ter todos os seus melhores jogadores e uma equipa muito forte", desabafou Ambrosio.
O Uruguai venceu Portugal (26-8), em Lisboa, em novembro, mas o resultado não impressionou os 'teros', que mantêm reservas a ter de defrontar os 'lobos' no Mundial, incluindo entre os jogadores.
"Não tivemos muita sorte, mas todos os grupos num Mundial são difíceis. Jogámos contra Portugal no mês passado, não são a mesma equipa que no Mundial2023, mas têm os jogadores de França que os vão tornar numa boa equipa quando chegar o Mundial", analisou o capitão da 'celeste', Manuel Leindekar.
A análise dos escoceses
Ainda no plano das reações, o selecionador da Escócia admitiu que ter jogado 'testes' internacionais contra Portugal e Uruguai no último ano "é uma ajuda", pois permitiu-lhe conhecer a qualidade destes adversários. "Com Portugal, vimos como jogaram bem no último Mundial, ao vencerem as Fiji. São equipas que gostam de jogar râguebi, por isso, vão ser jogos abertos, como os adeptos gostam", comentou Gregor Townsend.
No lado irlandês, Andy Farrell admitiu que, ao contrário da Escócia, uma seleção que conhece bem, "as coisas são diferentes em relação a Uruguai e Portugal", sobretudo em relação aos sul-americanos. "Jogámos contra Portugal uma vez e, na verdade, já tentei ter jogos com eles algumas vezes, por isso temos acompanhado o seu percurso", revelou o selecionador da Irlanda.
Portugal vai defrontar Irlanda, Escócia e Uruguai no Grupo D do Campeonato do Mundo de râguebi Austrália2027, ditou o sorteio realizado hoje, em Sydney, uma das cidades-sede da competição. A seleção portuguesa, 20.ª classificada do ranking mundial da World Rugby, integrava o Pote 4 do sorteio e coube-lhe, em sorte, defrontar Uruguai (14.º), do Pote 3, Escócia (9.ª). do Pote 2, e Irlanda (4.º), do Pote 1. Os Lobos vão, desta forma, reencontrar adversários que defrontaram ao longo do último ano em jogos das 'janelas' de testes internacionais oficiais da World Rugby.
Há menos de um mês, em 8 de novembro, Portugal perdeu com o Uruguai (26-8). Em julho, defrontou pela primeira e única vez a Irlanda, no Estádio Nacional, e sofreu a pior derrota do seu historial (106-7), enquanto há pouco mais de um ano, em novembro de 2024, perdeu na Escócia (59-21).
O próximo Campeonato do Mundo de râguebi disputa-se entre 1 de outubro e 13 de novembro de 2027, na Austrália.
Nos outros grupos, a Nova Zelândia, finalista da edição anterior, defronta Austrália, Chile e Hong Kong no Grupo A, enquanto a campeã em título, África do Sul, vai medir forças com Itália, Geórgia e Roménia no Grupo B.
Argentina, Fiji, Espanha e Canadá disputam o Grupo C, França, Japão Estados Unidos e Samoa integram o Grupo E e Inglaterra, País de Gales, Tonga e Zimbabué discutem o Grupo F.
Rodolfo Ambrosio analisou sorteio para o torneio que decorre na Austrália
Simon Mannix reagiu ao sorteio do Austrália'2027 e deixou garantia
Simon Mannix reage ao sorteio da fase de grupos da competição
'Lobos' vão reencontrar adversários que defrontaram ao longo do último ano
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista