As ilações, reiterou o dirigente, "devem passar por uma demissão da direção da FPR, que deve ser extensível ao Conselho de Disciplina e ao Conselho de Justiça".
O Técnico exigiu esta quinta-feira a reintegração na Divisão de Honra do campeonato e a demissão de todos os órgãos da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), após decisão favorável do tribunal relativamente ao recurso daquele organismo.
"Esperamos a reversão imediata das sanções desportivas e que a FPR tome as devidas ilações das suas decisões, que penalizaram imensamente o clube através do incumprimento de várias decisões dos tribunais", disse à agência Lusa o presidente do Técnico, Pedro Lucas.
As ilações, reiterou o dirigente, "devem passar por uma demissão da direção da FPR, que deve ser extensível ao Conselho de Disciplina e ao Conselho de Justiça".
O Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) rejeitou hoje o recurso da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), relativamente a uma decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que anulou, em agosto, a desclassificação e descida de divisão do Técnico.
Em comunicado, os engenheiros afirmam que o TCAS voltou a dar razão ao clube "em toda a linha" e dizem estar certos de que "perante esta nova sentença, a direção da FPR não voltará a desrespeitar decisões judiciais de tribunais portugueses". Além disso, recordou Pedro Lucas, "está a decorrer um processo de execução da sentença do TAD", interposto pelo Técnico, que "tinha de ter sido cumprida até 17 de novembro".
Contactado pela Lusa, o presidente da FPR disse ainda não ter tido acesso ao acórdão do TCAS, mas admitiu que, "qualquer que seja a decisão do tribunal, será para ser cumprida" pela direção da FPR, que se tem "limitado a cumprir as decisões dos órgãos de justiça".
Carlos Amado da Silva frisou, no entanto, não ter dúvidas de que, "desportivamente falando, se trata de uma batotice". "Qualquer que seja a decisão dos tribunais, é para ser cumprida. Mas como presidente de uma federação desportiva, não tenho dúvidas de que o que se passa aqui é uma batotice", atirou o presidente da FPR.
Questionado sobre a exequibilidade da reintegração do Técnico, num momento em que está cumprida toda a primeira volta da Divisão de Honra, Amado da Silva foi evasivo. "Qual Técnico? Não sei exatamente do que estamos a falar. Eu mandarei os serviços cumprirem as decisões dos tribunais. Se são cumpríveis ou não, isso não é comigo. Desportivamente, o que se passou foi uma batotice. Se os juristas conseguem contornar a batotice, cumprirei com o que o tribunal decidir", disse Amado da Silva.
Questionado quanto às dúvidas sobre "qual Técnico" deveria ser reintegrado, Amado da Silva não confirmou que a questão se devesse ao facto de a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) se ter desfiliado da FPR em agosto.
Em maio, a AEIST tinha denunciado "com efeitos imediatos" o protocolo com o Clube de Rugby do Técnico, que por razões históricas, e de acordo com o acordo em vigor, competia na Divisão de Honra e na Taça de Portugal sob a designação de AEIST.
Em abril, a FPR desclassificou o Técnico da Divisão de Honra de 2021/22 e despromoveu os 'engenheiros' ao terceiro e último escalão competitivo nacional por alegada utilização irregular de nove jogadores num encontro com o CDUL.
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou, em agosto, as decisões da direção e do Conselho de Disciplina (CD) da FPR, que recorreu desta decisão para o Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) e deu início ao campeonato, em 08 de outubro, sem a participação do Técnico.
O Técnico é um dos clubes históricos do râguebi português, tendo sido fundado em 1963.
Com sede nas Olaias, os 'engenheiros' somam, a nível sénior, três títulos de campeões nacionais (1981, 1998 e 2021), quatro Taças de Portugal (1969, 1971, 1973 e 1994) e uma Supertaça (1994).
Rodolfo Ambrosio analisou sorteio para o torneio que decorre na Austrália
Simon Mannix reagiu ao sorteio do Austrália'2027 e deixou garantia
Simon Mannix reage ao sorteio da fase de grupos da competição
'Lobos' vão reencontrar adversários que defrontaram ao longo do último ano
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Triunfo por 2-0, graças aos golos de Wynder e João Veloso
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham