Uma viagem alucinante entre o título que lhe foi retirado por consumo de cocaína aos sapatos emprestados por jornalista
Não existem génios sem uma pitada de loucura, dizia Aristóteles. Pois bem, neste artigo pretendemos percorrer, de forma sumária, a carreira de Ronnie O’Sullivan, que tem sido tão pródiga em êxitos como em escândalos. Mas uma coisa é certa: estamos a falar do jogador mais mediático e popular que esta modalidade já conheceu.
Originário de Essex, nos subúrbios de Londres, Ronald Antonio O’Sullivan é filho de Ronald John O’Sullivan (Irlandês) e Maria Catallana (Siciliana) e pai de 3 crianças, Taylor, Lilly e Ronald.
Enquanto os seus pais geriam uma cadeia de sex shops, Ronnie despontava já nos torneios juniores e amadores como um talento a ter em conta para os anos vindouros. O que estava para vir? Bem, isso é história.
1992/93: durante o primeiro ano como profissional regista um impressionante total de 74 vitórias em 76 jogos.
1995/96: frente a Alain Robidoux utiliza a mão esquerda em diversas jogadas, sendo acusado por via de uma queixa formal, de desrespeito por parte do seu adversário. Neste mesmo ano recebe pesada multa por ter agredido o jornalista Mike Ganley.
1996/97: regista a tacada máxima (147 pontos) em tempo recorde de 5 minutos e 20 segundos. Um recorde que ainda hoje perdura.
1997/98: é-lhe retirado o título relativo ao Irish Masters por ter acusado positivo em cocaína.
1998/99: surgem os primeiros indícios de depressão, aliado a desistências de torneios e trocas de palavras azedas com adversários.
2000/01: consegue finalmente chegar ao título de Campeão do Mundo.
2002/03: já cimentado na primeira posição do ranking mundial, torna público que a depressão e ansiedade causadas pela competição estavam a levar a melhor, considerando retirar-se da modalidade.
2003/04: convida o hexacampeão do mundo Ray Reardon para ser seu mentor. Neste mesmo ano volta a tornar-se Campeão do Mundo.
2005/06: cai de forma prematura no UK Championship frente ao modesto Mark King, tendo estado a maior parte do jogo com uma toalha a cobrir-lhe a cara.
2006/07: espanta meio mundo ao conceder o jogo frente a Stephen Hendry no UK Championship, após falhar uma bola fácil.
2007/08: após derrota no Open da China foi severamente punido por ter feito comentários de cariz sexual na conferência de imprensa perante jornalistas chinesas. Dá a volta da melhor forma possível, tornando-se Tricampeão do Mundo logo no mês seguinte.
2014/15: joga descalço durante parte do jogo da primeira ronda do Campeonato do Mundo. É Mike Ganley (sim o mesmo que Ronnie agredira em 1996) que lhe empresta um par de sapatos para o jogo poder continuar.
2015/16: cada vez mais selecto nos torneios em que participa, só entra no activo em Janeiro de 2016, tendo registado uma impressionante sequência de 24 jogos consecutivos a vencer, com dois títulos pelo meio. É coroado pela rainha de Inglaterra com a 'Order of the British Empire'.
Galês vence na China aos 50 anos e bate recorde de 1982
Conheça a história do novo campeão do Mundo
Galês conseguiu o feito nas qualificações para o Mundial, que vale um bónus que pode chegar aos 200 mil euros
Graeme Dott fica suspenso das competições profissionais pela WPBSA
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua