Elite do surf português reuniu-se na praia do Cabedelo para disputar a 1.ª etapa da Liga MEO Surf 2024, que terminou com Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot como campeões
A elite do surf português esteve no último fim de semana reunida na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, para o Allianz Figueira Pro, a primeira etapa da Liga MEO Surf que viu Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot serem coroados os novos campeões da etapa deste ano.
O surfista da Ericeira, vice-campeão nacional em 2019, entrou determinado na final e desde logo mostrou à concorrência que estava preparado para lutar pelo título. Tomás Fernandes superou Tiago Stock, jovem surfista de 18 anos que ainda não tinha alcançado os quartos de final de uma edição da Liga MEO Surf, com uma onda de 7.00 pontos logo a abrir e outra de 7.35 pontos a fechar, terminando o dia com um total de 14.35 pontos. O jovem de Carcavelos respondeu com ondas de 6.90 e 4.90 pontos (11.80), insuficientes para superarem a pontuação de Tomás.
Relacionadas
Em declarações no final, Tomás Fernandes não escondeu a satisfação pelo triunfo obtido no arranque da competição. "Estou super contente por ganhar, sobretudo por já terem passado uns anos. Estiveram boas ondas, por isso, fico contente por ganhar aqui", confessou, dando o mote para o Somersby Porto Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf. "Quero mostrar o meu surf, desde que me sinta feliz", vincou.
Na final feminina, foi a olímpica Teresa Bonvalot quem mais brilhou, ao superar Gabriela Dinis, com 13.10 pontos contra os 11.85 pontos da vice-campeã nacional. "Tentei fazer o melhor surf. Consegui apanhar a melhor onda da bateria, que acabou por fazer a diferença. Saio daqui com um boost de confiança para as etapas que aí vêm", atirou.
A Liga MEO Surf regressa no próximo mês, de 12 a 14, com a etapa no Porto.
Campeões ficaram de fora das finais
Joaquim Chaves, atual campeão nacional de surf, foi uma das ausências de peso na final masculina do Allianz Figueira Pro. O surfista de 20 anos foi eliminado no segundo dia de competição na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, numa bateria que viu Guilherme Fonseca sair vencedor. O atual campeão nacional foi apenas 4.º, um resultado que lhe retirou a possibilidade de continuar com a licra amarela. Já Francisca Veselko, atual bicampeã nacional, desfalcou a final feminina, depois de ter sido eliminada no round 3 das meias-finais, numa bateria vencida por Teresa Bonvalot.
Tomás Fernandes sagra-se vice-campeão nacional, tal como Francisca Veselko em femininos
Quem fizer o melhor resultado a partir das meias-finais será o novo campeão nacional de surf
Candidatos superaram ronda inaugural e mantêm acesa a luta pelo título de campeão
A primeira chamada para o Bom Petisco Peniche Pro está marcada para as 07h30, na praia de Supertubos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United