_

Capítulo Perfeito vai decorrer em Portugal, Moçambique e Indonésia

Capítulo Perfeito em Cascais, Inhambane e Lombok

A 12.ª edição do Capítulo Perfeito vai três palcos em 2026, com Moçambique e Indonésia a complementarem a prova de surf, que volta a decorrer na praia de Carcavelos, em Oeiras, disse esta quinta-feira o promotor Rui Costa.

"É o concretizar do sonho da internacionalização, que já vinha a ser preparado durante vários anos. Além da prova na Praia de Carcavelos, vamos ter dois eventos internacionais, na Praia da Barra, em Moçambique, e em Desert Point, na Indonésia", avançou aos jornalistas o responsável, à margem da conferência de imprensa de lançamento do campeonato, em Cascais.

PUB

Este ano, o período de espera da competição que procura as melhores condições de ondulação e vento para os tubos, a manobra rainha do surf, estende-se em Portugal entre 12 de janeiro e 12 de março, e vão estar em competição 16 atletas nacionais e internacionais.

Mas a grande novidade é a exportação do evento para mais dois continentes, África e Ásia, que vão contar com períodos de espera entre segunda-feira e 30 de março, e entre 01 e 15 de setembro respetivamente.

Em Carcavelos, já estão garantidas as entradas diretas dos surfistas lusos João Maria Mendonça, Miguel Blanco e Nicolau Von Rupp, bem como do campeão em título Cam Richards, dos Estados Unidos.

PUB

E os surfistas internacionais Joel Parkinson (australiano e ex-campeão da Liga Mundial de Surf), Rob Machado (EUA), Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (Brasil), Noah Beschen (Havai, EUA), Soli Bailey (Austrália), Torrey Meister (Havai, EUA) e Tosh Tudor (EUA) também têm participação garantida.

A surfista brasileira Anne dos Santos também vai competir na prova principal do Capítulo Perfeito em Portugal, estando ainda reservado um lugar para um convidado ('wildcard').

"Contar com o Kelly Slater é um sonho, estamos em contactos, como já estivemos antes, mas vamos ver o que vai acontecer", adiantou Rui Costa, admitindo que seria algo de extraordinário para o evento ter em ação aquele que é considerado o melhor surfista de sempre, o norte-americano que conta com 11 títulos de campeão da Liga Mundial de Surf (WSL).

PUB

Há ainda lugar para um surfista que é escolhido por votação do público (que abriu hoje e fecha na manhã de segunda-feira), e cuja vaga é disputada por Pedro Boonman, Lourenço Sousa, Martim Fortes, Tiago Stock (ex-vencedor), Guilherme Fonseca, Afonso Antunes e Luís Perloiro.

E a restante vaga será ocupada pelo vencedor dos 'trials' (qualificação) reservados aos locais de Carcavelos, que vai decorrer durante o período de espera da competição principal, compondo o quadro de 16 surfistas.

Também vai ser disputada uma bateria especial para mulheres, tal como no ano passado, que vai contar com as lusas Camila Cardoso, Gabriela Dinis, Mafalda Lopes e Maria Salgado.

PUB

O evento que aposta nos tubos conta com um prémio monetário de 50 mil euros na etapa portuguesa e de 10 mil euros nas etapas em Moçambique e na Indonésia.

Nestas primeiras provas internacionais do Capítulo Perfeito, vão competir oito surfistas, em cada uma, que ganham a vaga se forem um dos quatro finalistas da prova portuguesa, a quem se juntam dois convidados locais e dois internacionais.

Caso a etapa de Moçambique decorra antes da portuguesa, uma vez que há coincidência de datas entre ambas, então, serão convidados os quatro semifinalistas da edição de 2025 do evento.

PUB

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Surf Notícias
PUB