Equipa de Nicolau von Rupp vence prova na Nazaré afetada por falhas de energia

Competição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão

Nazaré Challenge com ondas gigantes
Nazaré Challenge com ondas gigantes • Foto: AP

A equipa do português Nicolau von Rupp e do francês Clement Roseyro ganhou hoje o Nazaré Challenge, prova de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf (WSL), que só teve uma sessão de surf devido a falhas de energia.

Durante a manhã, a dupla luso-francesa, que também venceu a última edição do campeonato, em fevereiro, somou 45,45 pontos na primeira ronda, com 'Nic' a contribuir com 23,46 pontos e o gaulês com 21,99 pontos para a renovação do título.

Muito perto ficou a equipa dos brasileiros Lucas Chumbo (23,60) - vencedor individual - e Pedro Scooby (21,80), que ganharam em 2024, e que fizeram um total de 45,40.

Num dos dias com maiores ondas em que já decorreu esta competição, e com largos milhares de fãs a assistirem ao vivo à competição no 'canhão' da Nazaré, a equipa do inglês Andrew Cotton (16,30) e do australiano James Carew (18,74) fechou o pódio, com uma pontuação combinada de 35,04.

Na competição feminina, a francesa Justine Dupont, que fez par com o compatriota Éric Rebière e também venceu a última edição do evento (em fevereiro), ganhou hoje a prova com 19,87 pontos, seguida pela brasileira Michelle des Boullions (17,50), acompanhada pelo 'canarinho' Ian Cosenza, e pela inglesa Laura Crane (11,93), que teve como parceiro de equipa o português António Laureano.

O Tudor Nazaré Big Wave Challenge contou com 18 dos melhores 'big riders' (surfistas de ondas gigantes) do mundo, incluindo surfistas de renome internacional e locais da Nazaré, divididos em nove equipas de dois elementos.

Cada membro das equipas alternou entre surfar as ondas e dirigir o jet ski. As equipas estavam divididas em três grupos, sendo que cada grupo deveria participar em duas baterias de 40 minutos.

Porém, depois de concluída a primeira sessão, uma série de falhas de energia levou a organização a cancelar a segunda ronda, já que não haveria condições de segurança (por causa da luminosidade) para completar o evento tal como estava planeado.

Assim, os vencedores dos três prémios em disputa (melhor performance masculina, melhor performance feminina e melhor performance por equipas) ficaram definidos com os resultados alcançados na primeira ronda.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Surf

Notícias
Notícias Mais Vistas